A oficina “Como utilizar o cinema em sala de aula”, realizada no Centro Cultural Vidal Ramos Sesc, em Lages, no dia 31 de agosto aproximou educadores da linguagem cinematográfica. A atividade contou com 32 participantes que se familiarizaram com ferramentas que contribuem para análise e exploração do filme como recurso pedagógico.
O biólogo, professor e cineasta, Doty Luz destacou durante o encontro as convenções básicas e a estrutura do discurso cinematográfico.
Mostrou que utilizar um filme em sala de aula vai muito além de apenas apertar o play e deixar que os estudantes tirem suas próprias “lições”, o planejamento inicia com a escolha do filme. Além disso, apresentou recursos como a Coleção EducaDoc, uma série de documentários brasileiros que estimulam discussões como Direitos Humanos, Arte e Literatura, obras de diferentes faces da vida real.
Desconhecida pela maioria dos participantes da oficina, a plataforma gratuita VideoCamp, reúne filmes e materiais de apoio para os educadores utilizarem em sala de aula. A professora do Ensino Fundamental da Escola Sesc, Kelly Noronha, já está programando usar a ferramenta em suas aulas. “A oficina foi muito bacana, não conhecíamos a plataforma, mas já pensei em como poderei utilizar em sala de aula”. O arte-educador da Escola Sesc, Rafael Constantino também aprovou: “O tema abordado foi bastante relevante, além disso, saber que filme é adequado as diferentes faixas etárias é muito importante”.
Colaboração: Barbara Zanoni, Técnica de Educação Complementar do Sesc Lages / Fotos: Sara Schulze
Educadores de Lages se aproximam de linguagem cinematográfica
10/09/2019 - Atualizado em 13/09/2019 - 613 visualizações
0 Comentários