
O último sábado (19/07) foi marcado por emoção, superação e celebração no Sesc Prainha, em Florianópolis. A Unidade promoveu a cerimônia de formatura das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas modalidades Presencial – Ensino Médio e EJA EAD – Ensino Médio com qualificação profissional em Produção Cultural.
O evento reuniu familiares, amigos, professores e equipe pedagógica para celebrar um momento simbólico e transformador: a conclusão de um ciclo importante na vida dos estudantes, muitos dos quais retomaram os estudos após longos intervalos, enfrentando desafios pessoais, familiares e sociais.
Voltado a trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e a comunidade em geral, o programa EJA do Sesc oferece uma proposta pedagógica acolhedora, flexível e de qualidade. Mais do que um diploma, proporciona aos alunos a chance de vislumbrar novos caminhos, com impacto direto no crescimento pessoal e nas possibilidades profissionais.
Histórias que inspiram
Entre os formandos está Dona Dorotéa Hilda Pereira Inácio, de 68 anos e natural de Florianópolis. Ela decidiu voltar a estudar depois de décadas afastada da sala de aula.
Em 2022, após enfrentar a perda da filha caçula, recebeu o incentivo da família para cuidar da saúde mental e encontrou nos estudos uma forma de recomeçar.
Matriculada na modalidade EAD, se adaptou bem à rotina online e compartilhou que a experiência no Sesc foi marcada por acolhimento e afeto.
Agora, com o Ensino Médio completo, ela quer seguir estudando e já mira um novo sonho: cursar Enfermagem. “A gente está viva, tem saúde, então tem que seguir em frente”, afirma.
Dona Dorotéa Hilda Pereira Inácio.
Ageu Góes Rocha..
Já Ageu Góes Rocha tem 20 anos e sua terra natal é a Bahia, chegou ao Sesc em busca de reconstrução.
Após um período difícil, marcado por estagnação e pensamentos autodestrutivos, decidiu que precisava retomar os estudos.
Encontrou no Sesc professores engajados e um ambiente que superou suas expectativas.
Com o diploma em mãos, agora se dedica à preparação para o vestibular da UFSC, onde pretende ingressar no curso de Psicologia. “É uma paixão e é isso que eu quero para o meu futuro”, conta.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários