Educação Infantil e Criar Sesc
Durante o ano letivo de 2024, as turmas de Educação Infantil e Criar Sesc estão engajadas no projeto "Cenário, território e ambiência", que tem como objetivo aprimorar o trabalho pedagógico e fomentar o desenvolvimento integral das crianças atendidas pelo Sesc. Estruturado em três pilares essenciais, o projeto enfatiza a criação de um ambiente de aprendizado que incentiva a autonomia, a criatividade e o interesse dos pequenos em explorar o mundo ao seu redor.
O primeiro pilar do projeto abrange o planejamento intencional de materiais e ambientes. Antes de cada aula, o professor analisa cuidadosamente os interesses e necessidades da turma para organizar os materiais de forma que promovam a exploração livre. Essa seleção é feita com base no desenvolvimento individual e coletivo das crianças, estimulando-as a investigar as características e possíveis usos dos itens escolhidos.
Os materiais não estruturados são um ponto central neste processo: objetos do cotidiano, como funis, peneiras, cones, caixas e bobinas, são utilizados para dar forma às criações das crianças. Com esses itens, elas exercitam a imaginação ao explorar diversos usos, como transformar um cone em um chapéu de brincadeira ou em uma base para a construção de uma torre.
O segundo pilar é a documentação pedagógica, que utiliza recursos como fotografias, vídeos, painéis e registros escritos para documentar o percurso de aprendizagem das crianças. Essa documentação não só enriquece a avaliação do desenvolvimento das crianças, mas também ajuda a refletir sobre o impacto das práticas pedagógicas, garantindo um acompanhamento contínuo e assertivo.
Por fim, o terceiro pilar incentiva a utilização de ambientes diversificados para as atividades. A escolha dos espaços é planejada de acordo com os objetivos da aula, visando expandir a atenção das crianças, desenvolver sua sensorialidade e proporcionar bem-estar e saúde. Ao explorar diferentes ambientes, as crianças ganham novas experiências, ampliam suas habilidades e vivenciam momentos de descontração e aprendizado.
Com essa abordagem, o projeto "Cenário, território e ambiência" reforça o compromisso do Sesc em oferecer uma educação inovadora e centrada no desenvolvimento integral das crianças, assegurando que cada etapa de aprendizado seja significativa e adaptada às necessidades da infância.
Escola Sesc Criciúma.
Escola Sesc Xanxerê.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
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