Aos 82 anos, aluno do Sesc Canoinhas descobre um mundo de encantamento e aprendizado


24/06/2019 - Atualizado em 28/06/2019 - 620 visualizações

Uma das características do ser humano é a capacidade de planejar. Traçar os rumos do seu destino, fazer planos de futuro e sonhar com dias melhores. A Educação de Jovens e Adultos do Sesc tem sido uma oportunidade de mudança de vida para muitos alunos que não tiveram acesso à escola no passado ou que deixaram essa oportunidade para trás.

Os olhos brilham

Aluno do Sesc Canoinhas, Amandio Leite de Goes é uma dessas pessoas. Ele não quer mais perder nenhuma oportunidade e agarra todas as chances de ser feliz. Aos 82 anos de idade decidiu que era hora de voltar aos bancos escolares e com essa decisão tornou-se exemplo para os demais alunos. Pode chover, fazer frio, e lá está ele, feliz e sorridente.

Conforme ele disse, depois que voltou a estudar, sua vida ganhou um novo sentido. Ele gosta de uma boa conversa com os colegas, mas só antes da aula ou no intervalo, porque na hora que a professora está explicando o conteúdo ele presta muita atenção, fica atento, é o primeiro a dar sua opinião, a participar da aula. Seus olhos brilham como se estive todos os dias descobrindo um mundo de encantamento e aprendizado.

Colaboração: Rejane Borba – Sesc Ler Canoinhas

Sesc Ler: alfabetização que incentiva a vontade de aprender

A educação é uma das principais formas de mudar a vida das pessoas. Fazer isso com jovens e adultos que não tiveram contato com livros por falta de oportunidade é uma maneira de garantir a cidadania e ajudá-los a se livrarem de um estigma. Com o objetivo de elevar a escolaridade dos trabalhadores, o Sesc atua ao longo de sua trajetória com Educação de Jovens e Adultos, no intuito de atender as necessidades de uma clientela que por diferentes motivos não conseguiu completar o ensino regular em idade estabelecida por lei. A EJA é oferecida dentro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), garantindo a inclusão social.

Santa Catarina possui três Unidades do Sesc Ler: em Caçador, Canoinhas e Tijucas. O projeto, criado em 1998, nasceu da necessidade de contribuir para a diminuição dos índices de analfabetismo, levando para jovens e adultos não-alfabetizados ou que deixaram a escola muito cedo o mundo das letras, números e palavras. Atualmente, o programa conta com 69 Centros Educacionais, em 18 estados brasileiros, com foco nos municípios com maiores índices de analfabetismo e com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

O Sesc Ler oferece a alfabetização e escolarização do 1º segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a todos que tiverem interesse de iniciar ou retornar seus estudos. Oferece também aos alunos ações de saúde, cultura e lazer complementando o desenvolvimento integral do indivíduo. O trabalho desenvolvido é norteado pela busca de uma alfabetização que incentive a criatividade, o raciocínio, a vontade de aprender e mais que isto, a responsabilidade com o autodesenvolvimento dos alunos e com o desenvolvimento social.

“A preocupação do programa é garantir que os conteúdos ganhem significado a partir das experiências vivenciadas, sendo um meio para ampliação do universo dos alunos. Mais que o domínio básico da língua oral e escrita, do cálculo e das representações numéricas, o aluno desenvolve a consciência crítica em cima de sua própria realidade”, declara Valdemir Klamt, gerente de Educação e Cultura do Sesc em Santa Catarina.

No Estado catarinense, o Sesc também oferece EJA na modalidade Ensino Médio, na Unidade Sesc em Florianópolis (Prainha) e atende por ano letivo cerca de 300 alunos, com idade que varia entre 18 e 74 anos. As ações educacionais desenvolvidas valorizam o aluno em sua potencialidade e atribuem ao currículo escolar eixos de trabalho voltados ao respeito e ao aprendizado colaborativo. A proposta de trabalho com o EJA procura resgatar a natureza social e humanista da educação no sentido de incluir uma clientela evadida do ambiente escolar e transformá-los em alunos capazes de protagonizar histórias e escrever na linha do conhecimento suas experiências vividas no âmbito cultural e social proporcionados. Nos últimos cinco anos, mais de 2.600 alunos estudaram nas quatro Unidades da EJA em Santa Catarina.

“A Educação de Jovens e adultos tem como finalidade o compromisso de ir além da certificação de seus alunos, transformando-os em cidadãos conscientes de que a educação é um ato que se constrói no cotidiano. A produção do conhecimento e a partilha de saberes são ações que não se encerram na sala de aula, mas, ao passar por ela, devem sofrer uma dinamização impulsionadora”, enfatiza Valdemir Klamt.

Conteúdos ganham significado a partir das experiências vivenciadas

  

O aluno desenvolve a consciência crítica em cima de sua própria realidade

  

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA


A Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesc é a possibilidade de retorno aos estudos para comerciários, seus dependentes e a comunidade como um todo. A EJA possibilita a continuidade no processo educacional e contribui para o desenvolvimento individual e a melhoria na qualidade de vida dos seus alunos, transformando vidas.

Utilizamos uma metodologia de ensino que estimula a construção colaborativa de aprendizagem, respeitando diferenças, valorizando saberes, aproximando famílias e comunidades. Possuímos uma equipe de educação capacitada para atender o aluno e seus familiares em suas especificidades. Respeito e afeto são valores essenciais no processo de aprendizagem.

A EJA do Sesc atende ao público a partir de 15 anos de idade e abrange os Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e o Ensino Médio com certificação. A inscrição é gratuita.

CLIQUE AQUI para mais informações



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .