Através do projeto “Diário Científico”, a turma do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Sesc em Curitibanos destinou um dia específico da semana para que os alunos realizem um experimento, relatem e compartilhem suas aprendizagens com seus colegas. A tarefa é realizada em duplas, que escolhem uma experiência de sua preferência para realizar em sala, com o prazo de uma semana para sua preparação e apresentação.
Todos os passos e materiais utilizados para a realização dos trabalhos são registrados no diário científico. “Esta atividade é uma das mais esperadas pelos alunos, podemos observar o empenho e a dedicação ao apresentarem sua aula prática”, conta a professora de ciências, Silvana Farias.
De acordo com a professora, o projeto partiu da problematização sobre o que estuda a ciência e como os cientistas realizam seu trabalho. “Através da experimentação e do desenvolvimento da pesquisa, eles são desafiados a observar, explorar e investigar. Desta forma, despertamos a curiosidade e o interesse do aluno, possibilitando que o mesmo desenvolva habilidades e competências específicas”, salienta.
A experimentação prioriza o contato dos alunos com os fenômenos químicos possibilitando a criação dos modelos que tenham sentido para eles a partir de suas próprias observações. “Nossas aulas tem sido um verdadeiro laboratório, onde despertamos o cientista em cada um. Através da prática tornamos a aprendizagem prazerosa e significativa para nossos alunos, que se tornam leitores, pesquisadores e formadores de opinião”.
Colaboração: Taísa Ferreto Ribeiro, Escola Sesc Curitibanos
Alunos relatam suas experiências no projeto “Diário Científico” na Escola Sesc Curitibanos
16/05/2019 - Atualizado em 16/05/2019 - 693 visualizações
0 Comentários