Teatros e galerias do Sesc-SC abrem as portas para o público novamente


04/11/2021 - Atualizado em 25/11/2021 - 939 visualizações

A Rede de Teatros do Sesc-SC volta a abrir suas portas ao público com diversas atrações gratuitas. Após quase dois anos, a programação presencial retorna nos Teatros do Sesc em Chapecó, Concórdia, Florianópolis (Prainha), Jaraguá do SulJoinville, Itajaí e Lages, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19 e decretos estadual e municipais.

Espetáculos de teatro, circo, música e sessões de cinema marcam a retomada. Para acessar os espaços, as pessoas deverão seguir as orientações, como uso de máscara, cobrindo nariz e boca, e distanciamento. Cada Unidade realiza sua programação e adotou critérios para a retirada dos ingressos gratuitos, que podem ser consultados na agenda do site Sesc-SC (clique aqui).

De forma estadual, as Unidades recebem simultaneamente o Panorama Catarinense da Mostra Sesc de Cinema, de 16 a 25/11, às 19h30, no Sesc Joinville, Florianópolis (Prainha), Chapecó, Itajaí e Lages, com sessões gratuitas de 13 filmes. Paralelamente, de 1º a 30 de novembro, acontece a mostra nacional on-line, pelo YouTube Sesc Brasil, com 31 filmes de todo o Brasil.

Rede Sesc de Galerias

Além dos teatros, as galerias de artes visuais do Sesc-SC também reabrem com protocolos de segurança para a visitação. Pela Rede Sesc de Galerias, projeto de difusão da produção artística visual do Estado, a Instituição realiza cinco exposições de artistas catarinenses ou residentes no Estado, que participaram de uma seleção para compor a programação.

São elas: Exposição "Pedra Carne" de Meg Tomio Roussenq (Galeria do Sesc Itajaí, 21/10 a 03/12), Exposição "Falha" de Kamilla Nunes (Galeria do Sesc Joinville, 29/10 a 12/12), Exposição "Sobre Minha Mãe" de Ricardo Ramos (Galeria do Sesc Concórdia, 05/11 a 14/12), Exposição "Dileção-Direção (ou Afetos transpostos) de Jan M.O. (Galeria do Sesc Jaraguá do Sul, 08/11 a 17/12) e Exposição "Cidades Ambulantes" de Gabriel Villas (Galeria do Sesc Lages, de 02 a 30/12).

Programação cultural presencial

- Sesc Chapecó
Endereço: Rua Brasília, 475-D – J. Itália – Telefone: (49) 3319.9100

16 a 25/11, às 19h30: Panorama Catarinense da Mostra Sesc de Cinema

- Sesc Concórdia
Endereço: Rua Romano Anselmo Fontana, 620 – Centro – Telefone: (49) 3442.0303

05/11 a 14/12: Exposição "Sobre Minha Mãe" de Ricardo Ramos
16 a 25/11, às 19h30: Panorama Catarinense da Mostra Sesc de Cinema
17/11, às 19h30: Espetáculo "Causos do Nonno Bepe", com Grupo Suliarte
18/11, às 19h30: Espetáculo "Zica e Zulma – o reencontro dos artistas" com Grupo Piliquinha
19/11, às 19h30: Espetáculo "Um Conto de Natal" com G.A.S. (Grupo de Artistas Sérios)

- Sesc Itajaí
Endereço: Rua Almirante Tamandaré, 259 – Centro – Telefone: (47) 3249.3850

21/10 a 03/12: Exposição "Pedra Carne" de Meg Tomio Roussenq
09/11, às 14h: Espetáculo infantil "Papelê – uma aventura de Papel", com Téspis Cia. de Teatro
16 a 25/11, às 19h30: Panorama Catarinense da Mostra Sesc de Cinema
03/12, 14h e 15h: Espetáculo infantil "O Barquinho Amarelo", com Eranos Círculo de Arte

"Estamos muito felizes por podermos voltar a exercer plenamente nosso ofício. Durante toda a pandemia os artistas da cena se reinventaram e encontraram formas de seguir criando e trabalhando, mas nada supera a emoção de se apresentar ao público presencialmente. E quando isso acontece numa apresentação para crianças é ainda mais especial". 
Max Reinert, da Téspis Cia. de Teatro, que apresenta o espetáculo "Papelê".

- Sesc Jaraguá do Sul
Endereço: Rua Jorge Czerniewicz, 633 – Telefone: (47) 3275.7806

08/11 a 17/12: Exposição Rede Sesc de Galerias "Dileção-Direção (ou Afetos transpostos)" de Jan M. O.
19/11, às 19h30: Show "Sintonia", com John Mueller e Mazin Silva
20/11, 13h às 17h: "Quilombo Battle", com Quilombo Funk Crew, Jaraguá do Sul.
27/11, às 16h: Espetáculo "Vida Seca", ETC I TAL Companhia Manipuladora de Formas.

"Voltar ao palco e fazer o primeiro show presencial no Sesc, é um sentimento de liberdade e mais que isso o retorno de uma arte que nunca morre, só esfria por um tempo, mas de uma energia que toma nosso corpo, nossa alma e explode no palco entre artista e plateia. Feliz de pertencer a esse universo". 
John Mueller, que apresenta o Show Sintonia.

- Sesc Joinville
Endereço: Rua Itaiópolis, 470 – América – Telefone: (47) 3441.3300

29/10 a 12/12: Exposição "Falha" de Kamilla Nunes
07/11, às 20h: Espetáculo "O Mundo Mágico de Niko", com Jorge Nicolas Ferreyra
16 a 25/11, às 19h30: Panorama Catarinense da Mostra Sesc de Cinema

"O sentimento é de gratidão, depois de um bom tempo afastado das apresentações em função da pandemia, voltar ao palco do Sesc é incrível e a expectativa é que essa retomada seja um novo passo para a cultura em Jaraguá do Sul. Muito mais que um evento, este é uma ação sociocultural que abrange artistas da cultura urbana e a comunidade em geral".
Oseias Silva, do grupo Quilombo Funk Crew, que se apresenta no Sesc Jaraguá do Sul.

- Sesc Florianópolis - Prainha
Endereço: Travessa Syriaco Atherino, 100 – Centro – Telefone: (48) 3229.2200

16 a 25/11, às 19h30: Panorama Catarinense da Mostra Sesc de Cinema
17/11, às 19h30: Espetáculo "Drag Suzaninha"
19/11, às 20h: Espetáculo "Palhaçada à la CARTE", com Traço Cia. de Teatro*
27/11, às 20h: Espetáculo "Não Corre, Menino!", com Cia Nosso Olhar*
10/12, às 20h: Espetáculo "Canto Pra Quem é de Noite", com Coletivo NEGA*

*Programação híbrida, com apresentações abertas ao público, transmitidas simultaneamente pelo YouTube Sesc-SC

"Estamos muito felizes pela possibilidade de estarmos em encontro, apresentando. É um lugar de respiro, de expurgo, de riso e de celebração. E, estamos com saudades desse tipo de bagunça, né? A alegria também se dá pela retomada de eventos, ações e projetos artísticos.

O Sesc é um grande fomentador das Artes no Brasil e uma instituição parceira há muitos anos, muito importante em nossa trajetória.

Então, voltar ao trabalho, em casa e num ambiente que já se fez morada muitas vezes (Sesc Prainha), é um deleite.

Sabemos que haverá segurança, profissionalismo e aquele público cativo que também tá com fome de fruição. Viva! Estamos alertas e esperando pelos olhos brilhantes, corações aquecidos e risos transbordantes".
Egon Seidler, da Traço Cia. de Teatro, que apresenta o espetáculo "Palhaçada à la CARTE".

- Sesc Lages
Endereço: Av. Dom Pedro II, 1.693 – Telefone: (49) 3222.3936

16 a 25/11, às 19h30: Panorama Catarinense da Mostra Sesc de Cinema

20/11, às 20h: Espetáculo "O moço que contava histórias", solo teatral com Marcos Cordioli
Reserva de ingressos gratuitos através do link: https://forms.office.com/r/RBeZHzDUXV

27/11, às 20h: Espetáculo musical "YBYRÁDUO", com Matheus Colossi e Rene dos Santos
Reserva de ingressos gratuitos através do link:
https://forms.office.com/r/WfGLkNXX4Y

03/12, às 20h: Espetáculo musical "Aí existe um pouco de mim?" com Aline Amorim
Reserva de ingressos gratuitos através do link: https://forms.office.com/r/UmwsD0Wxz2

02 a 30/12: Exposição Rede Sesc de Galerias "Cidades Ambulantes" de Gabriel Villas

"Estamos muito felizes e honrados em participar do evento. O Sesc sempre nos acolheu com muito carinho e respeito. Ali, de fato, nos sentimos em casa. Com certeza será uma noite de muita alegria!" 
Rene dos Santos, violonista do grupo YbyráDuo.



“É gostosa a sensação de voltar para um lugar onde apresentamos tantas vezes. No palco do Sesc Prainha, passamos por momentos muito emocionantes, momentos que fazem parte da nossa trajetória como artistas e como gente. 

Ali, dividi sentimentos com pessoas que a partir de então, inevitavelmente, farão parte da minha vida. E agora partilharemos de mais uma emoção, nossa primeira apresentação presencial do ‘Canto Pra Quem é de Noite!’ Coração quase não aguenta!”
Sarah Motta, do Coletivo NEGA, que apresenta “Canto Pra Quem é de Noite!”

“Esse período de pandemia, isolamento e a readaptação do nosso trabalho para o formato em estúdio me fez entender de uma forma difícil, que teatro sem plateia ao vivo, não pode ser teatro de verdade. O público é o item principal da nossa criação e tê-los diante de nós novamente é muito delícia!”
Fernanda Rachel, do Coletivo NEGA, que apresenta “Canto Pra Quem é de Noite!”

“Desde a nossa primeira temporada no Sesc lá em 2014 até hoje muita coisa mudou. Nossa formação, nossa identidade e a forma com que cada integrante enxerga o mundo. Voltar aos palcos depois desse hiato de dois é muito importante para coletivo e individualmente para cada uma de nós enquanto artistas”.
Thuanny, do Coletivo NEGA, que apresenta “Canto Pra Quem é de Noite!”

“’Não Corre, Menino!’ estreou em 2021 de maneira virtual, durantes um festival da cidade de São Paulo e, ao longo do ano, estivemos algumas vezes no teatro do Sesc, realizando transmissões ao vivo do espetáculo para diversos festivais do Brasil, o que torna o Sesc um berço para este espetáculo que, até então, não realizou nenhuma apresentação com público presente.

O ator e dramaturgo Leandro Batz relatou que os sentimentos que predominam atualmente é a alegria por poder estar de volta aos palcos e poder ver o público ali, junto conosco e, claro, tem um misto de ansiedade por ser a primeira vez, em quase dois anos, que temos esse tipo de contato.

Enquanto diretora, eu acredito ser um privilégio imenso poder realizar essa apresentação, pois o Sesc faz parte da minha trajetória artística desde antes de eu saber que poderia ser artista um dia. Foi através do Sesc que vi as primeiras peças e shows que fui na minha vida, na cidade de São Paulo, e é de amplo conhecimento que o Sesc sempre proporcionou à população momentos de lazer e cultura, sendo em muitas cidades do país, um dos únicos meios de se consumir teatro.

Através de uma programação diversificada e de altíssima qualidade, o Sesc se tornou uma referência nacional em atividades artísticas e culturais e para nós, da ‘Cia Nosso Olhar’, poder fazer parte desse momento, com um espetáculo que fala sobre a violência contra os corpos negros no Brasil, é extremamente gratificante e reforça ainda mais a potência do nosso trabalho e o compromisso do Sesc em disponibilizar em sua programação conteúdos artísticos possibilitam a formação e a construção do interesse do público em trabalhos com viés educativo na luta antirracista”.

Nataly Delacour, diretora do monólogo ‘Não Corre, Menino!’, da Cia Nosso Olhar.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .