Sesc Dramaturgias amplia a formação e a criação na área das artes cênicas


11/02/2019 - Atualizado em 14/02/2019 - 538 visualizações

No final de 2018, dez cidades catarinenses receberam a programação do Sesc Dramaturgias, projeto nacional que tem o objetivo de ampliar a formação e a criação na área das artes cênicas, incentivando a construção de cenas de teatro, circo ou dança.

Há 19 anos, a ação é realizada no estado, com oficinas, desenvolvimento de experimentações, debates e apresentações, que resultaram na criação de importantes espetáculos e grupos artísticos. Desta forma, o projeto estimula a profissionalização do setor e também incentiva a formação de novos artistas e de público.

O Sesc Dramaturgias acontece em duas etapas, a primeira com oficina e a segunda com apresentação do resultado dos encontros e debate. Em Santa Catarina, projeto envolveu 128 clientes nas 11 oficinas; 155 participantes nos seis desenvolvimentos de experimentação; um público de 392 pessoas nas sete apresentações realizadas; e 332 participantes nos 11 debates promovidos.

Confira no vídeo abaixo como as atividades do Sesc Dramaturgias foram conduzidas em Rio do Sul (Crédito: Diego Oliveira).

Também compartilhamos um breve resumo da programação em Blumenau, Chapecó, Caçador, Concórdia, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Florianópolis, Rio do Sul, Xanxerê.

.


Blumenau: Sesc Dramaturgias da Dança
A bailarina Jussara Belchior, de Florianópolis, ministrou oficina nos dias 23 a 25/11, explorando a dança de cada corpo, com suas especificidades e características, valorizando o diferente. A artista desenvolve a tese de que todo corpo pode dançar e explora a dança de cada um, seu trabalho tem se voltado para o corpo gordo em cena e, também buscado uma dança contemporânea não baseada em passos ou coreografias.

Chapecó: Sesc Dramaturgias Leituras em Formas Animadas
Gui Peixoto, da Cia Mútua, de Itajaí, conduziu o projeto de 30/11 a 03/12, com oficina de teatro de animação, em que apresentou as possibilidades de construção de cena a partir de formas animadas e instrumentalizou os participantes com variadas técnicas.

Caçador: Sesc Dramaturgias Leituras em Cena
André Francisco, do Grupo de Teatro em Trâmite de Florianópolis ministrou formação na área das artes cênicas, com uma oficina de montagem teatral em formato de Leitura em Cena, apresentações roda de conversa sobre “A criação de cena nas artes cênicas”, de 04 a 09/12.

Concórdia: Sesc Dramaturgias Leituras em Formas Animadas
Paulo Duda Fontes Custodio, da Cia Gente Falante (RS), trabalhou diferentes técnicas de criação em teatro de animação, de 27/11 a 01/12.

Florianópolis: Sesc Dramaturgias do Circo
As atividades foram ministradas pela palhaça Carolina Duncan-Page (Colômbia), de 28/11 a 05/12, voltadas aos alunos da Associação Gente Amiga do Morro do Horácio. A artista desenvolveu malabares e outros aparelhos com materiais alternativos e também recicláveis.

Itajaí: Sesc Dramaturgias Leituras em Cena
Itajaí recebeu a apresentação da peça “Piquenique no Front” (de Fernando Arrabal) e roda de conversa sobre “A Fisicidade na Criação de Cenas Teatrais e a experiência com o Sesc Dramaturgias”, com Pepe Sedrez (Cia Carona), entre os dias de 26/11 a 05/12.

Joaçaba: Sesc Dramaturgia da Atuação
O grupo Dionisos Teatro ministrou oficina de Teatro Playback com Vinícius José Puhl Ferreira e Silvestre Ferreira, de 25/11 a 30/12.

Joinville: “Sesc Dramaturgia da Luz”
Hedra Rockenbach, do Grupo Cena 11, ministrou oficina de iluminação de 03 a 06/12, com o objetivo de ampliar as possibilidades de construção de narrativas cênicas a partir da iluminação (light design) e estimular a criação de diferentes sentidos para a cena a partir da luz.

Rio do Sul: Sesc Dramaturgias Leituras em Cena
Gilson Máximo, da Cia Matakiterani, de Lages, ministrou oficina de interpretação para alunos do Sesc, de 19 a 23/11, que resultou na apresentação da peça “O Auto da Compadecida” (de Ariano Suassuna) montado com os estudantes, sob direção de Máximo e codireção do artista local Carlos Venturi.

Xanxerê: Sesc Dramaturgias Leituras em Cena
O projeto aconteceu de 19/11 a 03/12, com assessoria de Yonara Marques, do Cirquinho do Revirado, de Criciúma, que ministrou oficina e dirigiu a apresentação da Leitura em Cena “O que você vê primeiro? aquele que diz sim ou aquele que diz não”, com alunos do IFSC e codireção de Aline Guerios, artista de Xanxerê. .


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .