Resultado curadoria Rede Sesc de Galerias 2019


16/11/2018 - Atualizado em 06/12/2018 - 479 visualizações

Cinco exposições de artistas visuais catarinenses e residentes em SC foram selecionadas para integrar o projeto Espaços Visuais – Rede Sesc de Galerias 2019: “Enlaces Afetivos”, de Silvana Búrigo (Florianópolis/SC), “Caminho das Águas”, de Tito Oliveira (Garopaba/SC), “Verada”, de Marcos Walickosky (Florianópolis/SC), “Desenhos Contemporâneos”, de Diego de Los Campos (Florianópolis/SC), e “Pequenos Formatos”, de Pita Camargo (Gaspar/SC).

No total, 24 propostas, recebidas através da plataforma IdCult Sesc, foram avaliadas pela curadoria composta por uma comissão de representantes da área da cultura e gerência do Sesc em Santa Catarina. As mostras temporárias circularão ao longo de 2019 pelas galerias do Sesc em Joinville, Jaraguá do Sul, Concórdia, Lages, Itajaí e Joaçaba. Os artistas estarão presentes nas aberturas de cada exposição. O Sesc entrará em contato por e-mail com os selecionados até o final de dezembro para repassar instruções.

CRONOGRAMA E SINOPSE DAS EXPOSIÇÕES

Joaçaba – 07 de fevereiro a 22 de março de 2019
Jaraguá do Sul – 04 de abril a 24 de maio de 2019
Enlaces Afetivos – Silvana Búrigo (Florianópolis/SC)
A Exposição “Enlaces Afetivos” de Silvana Búrigo, com curadoria de Anna Moraes, conta histórias da artista na forma de bordados. Memórias de infância, memórias da juventude com a constante paisagem da ilha de Florianópolis aparecem nos coloridos bordados da artista, cheios de detalhes, personagens, situações reais e ficções.

Joinville – 07 de fevereiro a 22 de março de 2019
Joaçaba – 04 de abril a 24 de maio de 2019
Desenhos Contemporâneos – Diego de Los Campos (Florianópolis/SC)
A Exposição “Desenhos Contemporâneos” de Diego de los Campos, com curadoria de Anna Moraes, apresenta aguadas de nanquim sobre papéis que compõem os cinco desenhos da série. Desdobramento de trabalhos anteriores, esta série apresenta formas mais imprecisas que jogam com dualidades e se encontram em um meio-termo de desenho-pintura, traço-mancha, forma-fundo e retrato-paisagem. Além disso, os desenhos interrogam questões do ser contemporâneo e da sociedade atual – tema não só recorrente, mas habitual na produção do artista. A exposição conta com cinco composições em desenhos em grandes dimensões.

Concórdia – 07 de fevereiro a 22 de março de 2019
Itajaí – 04 de abril a 24 de maio de 2019
Caminho das Águas – Tito Oliveira (Garopaba/SC)
"Caminho das Águas" de Tito Oliveira, apresenta uma extensa série de pinturas de pequenas dimensões que teve início em 2008, feitas em acrílico sobre madeira. Na série, o artista sublima a experiência de viver junto à natureza do litoral sul catarinense apresentando composições que convidam o público a perceber formas e imagens criadas à partir do cromatismo de milhares de pontos coloridos.

Jaraguá do Sul – 07 de agosto a 20 de setembro de 2019
Lages – 03 de outubro a 22 de novembro de 2019
Verada – Marcos Walickosky (Florianópolis/SC)
“Verada” é uma exposição em formato de proposta curatorial de Gabi Bresola, Mariana Berta e Marcos Walickosky com a colaboração de dez pessoas que residem em diferentes localidades das cidades em que a exposição irá acontecer, na qual elas são convidadas a ceder uma obra de arte que parte dos seus contextos, em regime de consignação, para compor a exposição. O intuito é o de envolver o público como participante ativo, provocando reflexões acerca da arte contemporânea e sobre como ela pode ser compreendida.

Joinville – 07 de agosto a 20 de setembro de 2019
Concórdia – 03 de outubro a 22 de novembro de 2019
Pequenos Formatos – Pita Camargo (Gaspar/SC)
Com um trabalho já consolidado em esculturas de grande porte em espaços públicos, em um percurso de mais de trinta anos, a pesquisa visual de Pita Camargo se volta agora para a diminuição da escala, onde a menor unidade de medida é a busca para alcançar uma maior qualidade estética e uma relação mais próxima e cotidiana entre o expectador e a obra de arte. A exposição “Pequenos Formatos” propõe a reflexão sobre a dimensão da matéria, em que a expressão característica da obra de Pita Camargo está na linha abstrata, onde o menos é mais.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .