O Sesc Santa Catarina, através da sua Rede de Bibliotecas, lança a partir deste sábado (21/11), o “Página Sonora”. Trata-se de podcasts quinzenais, que vão contemplar desde produções literárias mais antigas, como Cruz e Sousa, passando por Harry Laus e Lindolf Bell, até escritores atuantes na literatura hoje, como Isadora Krieger, Telma Scherer, André Timm e Marcelo Labes. O podcast terá poesia, crônica, conto e trechos de romances, novelas e textos de teatro, o que garante ao público ouvinte uma programação com dinamismo e diversidade.
Este projeto foi criado a partir de conversas e debates da Rede Sesc de Bibliotecas, sobre a necessidade de dar mais visibilidade e acesso à literatura produzida por escritores que nasceram no estado ou que aqui se radicaram, em todas as regiões, do litoral ao oeste, de norte a sul. Os debates - trazidos pelos agentes culturais do Sesc como resultado de muitos eventos e projetos literários, além do contato diário com o público nas bibliotecas - revelaram que, apesar de termos uma proliferante produção literária, pouco se conhece dessa literatura. Surge daí essa especificação como “literatura catarinense” para reforçar que há uma tradição, ou uma história literária sendo escrita e há muito tempo desenvolvendo suas características próprias em forma e temas, linguagem e posicionamentos artísticos e ideológicos.
Quem conhece pouco ou praticamente nada da literatura catarinense vai se surpreender ao ouvir uma repleta gama de estilos e assuntos abordados. Percorre-se nessa literatura os temas característicos marcados pela imigração germânica, açoriana e italiana, mas também revelam-se outros traços da nossa cultura multifacetada como, por exemplo, elementos da imigração libanesa trazida por Salim Miguel, o surpreendente “jornalirismo” do blumenauense Dennis Radünz que nos desvela outros olhares das Cidades Marinas ou a Ninharia de Maiara Knihs, com o relato de uma experiência feminina universal, da maternidade, da amamentação e do desmame, ou ainda Osíris Duarte, com suas crônicas centradas no diálogo sobre o racismo, patriarcado, capitalismo e revolução na vida contemporânea brasileira.
Toda a seleção e produção do podcast é feita pelos integrantes da equipe de Cultura do Sesc Santa Catarina, e que emprestam suas vozes para a leitura de fragmentos cuidadosamente selecionados para atingir o ponto mais alto das expectativas do projeto "Página Sonora": despertar o interesse na leitura integral dos textos e formar mais e mais leitores para a nossa literatura!
“Ler é impulsão [...]
Ler é também pulsão, porque se faz dos ritmos do idioma
e suas pausas de respiro.
É pulsação de palavras, entre som e sentido.”
Dennis Radünz
A primeira temporada é dedicada à literatura voltada ao público adulto, e para acompanhar este projeto, a cada quinze dias serão divulgados novos episódios pelas redes sociais do Sesc-SC.
Enquanto as Bibliotecas do Sesc não retomam suas atividades de atendimento para leitura local, empréstimo do acervo e ações de formação de leitores, o público será mediado pela equipe de Biblioteca para descobertas por páginas sonoras da Literatura Catarinense. Acesse e vire novas páginas!
Acesse os links do podcast nas principais plataformas:
Spotify
Google podcast
Archor
Radio Public
Texto de Luciana Tiscoski, técnica de Cultura do Sesc Estreito (Florianópolis) e Palhoça e colaboração de Marilaine Hahn, analista de Cultura do Departamento Regional do Sesc Santa Catarina.
Rede de Bibliotecas Sesc-SC lança podcast "Página Sonora"
19/11/2020 - Atualizado em 20/11/2020 - 579 visualizações
0 Comentários