Dicas de livros para as férias escolares


23/07/2019 - Atualizado em 24/07/2019 - 742 visualizações

Descobrir lugares improváveis. Conhecer amigos extraordinários e criaturas surreais. Brincar numa casa na árvore, numa ilha, numa biblioteca, na rua ao lado.

Voar com vampiros, fadas e uma babá de guarda-chuva. Lutar com piratas e vilões atrapalhados. Sabia que você pode fazer isso tudo nas férias e sem ir muito longe? É só virar as páginas de um livro!

As bibliotecas do Sesc Santa Catarina prepararam uma lista especial de livros para aquelas crianças que não param nas férias! Que gostam de correr, pular, brincar, se divertir e ler histórias engraçadas!

Esses livros aprovam que podem ser também tão espevitados quanto uma tarde de brincadeiras!


AH, OS PENSAMENTOS QUE VOCÊ PODE PENSAR, de Dr. Seuss

O leitor desta história não vai conseguir parar de pensar por nem um segundo sequer. Afinal, será indagado o tempo todo sobre tudo o que pode inventar, criar ou supor apenas com o poder de sua imaginação. Entre lhufas usando luvas, bolotos voando e um albatrozumbi vagando por aí, será que todo mundo pensa sempre igual? Talvez não exista um jeito certo de raciocinar. Com um vocabulário simples, rimas, cenários e criaturas surreais típicos da obra de Dr. Seuss, os leitores vão se divertir ao descobrir a infinidade de histórias e seres malucos e engraçados que podem imaginar. E também vão aprender que podemos mudar de ideia e pensar de um jeito diferente a qualquer instante.

PÍPPI MEIALONGA, de Astrid Lindgrens

Píppi é uma menina de nove anos incrivelmente forte. Não tem pai nem mãe e mora sozinha, mas feliz da vida. Seus companheiros são um cavalo e um macaquinho. Ela mesma faz suas roupas - bem esquisitas - e sua comida - biscoitos, panquecas e sanduíches. Destemida e sapeca, lembra a Emília do Sítio do Pica-Pau Amarelo. Píppi tem sempre uma resposta na ponta da língua e demonstra grande confiança em si mesma. Dá uma surra em cinco meninos brigões, engana os policiais que querem levá-la para um lar de crianças, põe dois ladrões a correr e enfrenta um touro a unha. Nada convencional, causa espanto e confusão por onde passa, seja na escola, no circo ou na casa de seus vizinhos. É, enfim, uma menina que realiza sonhos de liberdade e aventura. Absolutamente encantadora.


MATILDA, de Roald Dahl

Todos os dias Matilda passava horas na Biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais passavam o tempo todo vendo televisão e achavam muito estranho a menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. A história de Matilda até que poderia ser triste. Mas Roald Dahl conta as coisas de um jeito tão absurdo e exagerado, inventa tantas travessuras e aventuras malucas, que tudo acaba ficando engraçado.

CADA COISA, de Eucanaã Ferraz

Nosso dia a dia é cercado pelos mais diversos objetos que, de tão presentes em nossas vidas, passam despercebidos: já parou para olhar bem para um lápis, um caderno ou mesmo um clipe de papel? É isso que o poeta Eucanaã Ferraz faz neste livro, usando esses elementos cotidianos como inspiração para compor belos poemas, que convidam a todos a ver o mundo de um novo jeito.


AS AVENTURAS DO CAPITÃO CUECA, de Dav Pilker

Jorge e Haroldo são vizinhos e estudam juntos na escola Jerome Horwitz. Eles adoram contar piadas e fazer estripulias por onde passam. Mas o que eles mais amam mesmo é escrever histórias em quadrinhos, e juntos inventaram o maior super-herói de todos os tempos: o incrível... Capitão Cueca! Esse destemido guerreiro tem umas manias meio esquisitas quanto ao jeito de se vestir e uma identidade tão secreta que nem ele mesmo sabe quem é, mas está sempre pronto para lutar por justiça - e para fazer você rir até cair!

COLEÇÃO A CASA NA ÁRVORE, de Andy Griffiths e Terry Denton

O sonho de todo garoto: uma casa na árvore que não para de crescer! E a cada vez acrescenta coisas mais malucas, como um tanque de tubarões, um bufê de sorvetes, uma cascata de chocolate para tomar banho e uma agência de investigação com tecnologia de ponta!!! Usando humor, situações absurdas e muitas ilustrações, a coleção A Casa na Árvore é garantia de boas risadas e muita diversão. Os autores quiseram resgatar as brincadeiras e os bons momentos da infância. Mas eles foram além: deram aos garotos prazer em ler! Afinal, ler é uma grande aventura! Os livros podem até ser grandes, mas a leitura é rápida e a diversão, garantida!

O PEQUENO VAMPIRO, de Angela Sommer-Bodernburg

Anton adora ler histórias de terror, principalmente de vampiros, aqueles seres terríveis, com dentes enormes e afiados. Mas Anton nunca tinha ouvido falar de um vampiro muito simpático que, como Anton, também gosta de ler. Com ele dá até pra brincar de “mocinho e bandido”. Ah, se não fosse a tia de Rüdiger, dona Doroteia, de quem Anton escapa por pouco... E se seus pais não fossem tão curiosos... afinal, como é que Anton vai explicar a eles por que seu amigo nunca tira aquela capa horrível, por que está sempre com a mão na boca e tem cheiro tão estranho?

MARY POPPINS, de P. L. Travers

Carregando uma maleta e um guarda-chuva, Mary Poppins entra em cena voando. Literalmente. Gravada no imaginário das crianças de várias gerações, essa chegada fabulosa da peculiar babá da família Banks abre as portas para muitas outras surpresas e aventuras, como a história da Vaca Dançante, o aniversário no zoológico, um chá da tarde nos ares, delicados remendos no céu noturno... Mary Poppins é durona e misteriosa - e absolutamente irresistível.

OS MENINOS DA RUA PAULO, de Ferenc Molnár

Publicada em 1907, a história dos meninos que travam batalhas pela posse do “grund” da rua Paulo, um pedaço de terra cercado onde se brinca à vontade, é conhecida por leitores de todo o mundo. A luta pelo “grund” vai além da vontade de comandar o local: ali, infância e fantasia prevalecem sobre as imposições do mundo adulto. O espírito de aventura, amizade e heroísmo presente nesta obra é capaz de transpor qualquer barreira de tempo, espaço ou idade.

PETER PAN, J. M. Barrie

"Todas as crianças crescem, menos uma." Como pó de fada, há cem anos estas palavras transportam os leitores para um mundo mágico, povoado pela família Darling e pelos habitantes da Terra do Nunca - Peter Pan, os meninos perdidos, Sininho, crocodilos, sereias, o Capitão Gancho e seus piratas... Um dos mais populares clássicos infantis, Peter Pan é uma história que une gerações, contagiando também adultos com sua energia, imaginação e um enredo que permite diversos níveis de interpretação.

Todos os livros estão disponíveis para consulta e empréstimo nas Bibliotecas do Sesc Santa Catarina. Sinopses disponíveis nos sites das editoras.

Contribuição: Diego Augusto Elias, assistente de Biblioteca Sesc Balneário Camboriú.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .