Dicas culturais: 5 filmes para apaixonados por livros


29/05/2020 - Atualizado em 22/11/2021 - 812 visualizações

Sempre vale a pena assistir a filmes inspirados em livros. Neste post, a nossa bibliotecária Cláudia Manfredini compartilha cinco indicações de histórias literárias que foram transportadas ao cinema e destaca algumas curiosidades.

E quando esse momento de distanciamento social passar, nossas Bibliotecas estarão disponíveis para retirar os livros e se deliciar com as leituras. Por enquanto esses espaços permanecem fechados ao público. Mas nossa equipe segue pertinho e trará mais dicas ao longo deste período. Confira abaixo!

1 - Filme "Alice no país das Maravilhas", de Tim Burton (2010)

Baseado no livro "Alice no país das Maravilhas", de Lewis Carrol, lançado em 1865.

Curiosidades: O autor do livro é um matemático, que usou o pseudônimo de Lewis Carrol, escondendo seu nome verdadeiro: Charles Lutwidge Dodgson. As primeiras 2 mil cópias do livro, que seriam lançadas pela Editora Macmillan, foram recolhidas e vendidas como papel usado, pois o ilustrador John Tenniel não gostou da qualidade. Após entrar para domínio público, o livro foi adaptado para crianças e em HQ.

O livro ganhou muitas adaptações para teatro, cinema e animação: 1903, 1915, 1923, 1931, 1933, 1949 (primeira animação em 1951), e muitas outras, sendo que a última foi em 2010.

A versão do filme estrelado em 2010 ganhou dois Oscars.

Sinopse filme: Fantasia/Família - Ainda garotinha, Alice Kingsleigh visitou um lugar mágico pela primeira vez e não tinha mais lembranças sobre o local a não ser em seus sonhos. Em uma festa da nobreza, a jovem vê um coelho branco. Alice o segue e cai em um buraco, indo parar em um mundo estranho: o País das Maravilhas. Lá, ela reencontra personagens que estavam guardados em sua memória através dos sonhos.

Fontes:
Site Cinema Clássico
Site Cultura Genial


Cartaz do filme

2 - Filme "A teoria de tudo", de James Marsh (2015)

Baseado no livro "A teoria de tudo", de Jane Hawking, lançado em 2007.

Curiosidades: O livro narra a vida do famoso cientista Stephen Hawking, contada pela primeira esposa do astrofísico, que foi diagnosticado com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) aos 21 anos, sendo que os médicos estimaram apenas mais 3 anos de vida. Porém, contrariando a todos, Hawking viveu até os 76 anos, contribuindo muito para a ciência. O cientista participou de séries de TV como "Star Trek" e "The Next Generation" que também era fã.

Sobre o filme lançado em 2015, Stephen Hawking disse que achou "amplamente verdadeiro". Ele então emprestou sua voz para as cenas finais do filme.

Sinopse do filme: Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.

Fontes:
Revista Galileu
Site Adoro Cinema


Cena do filme

3 - Filme "O chamado da floresta", de Chris Sanders (2020)

Baseado no livro "O chamado da floresta", de Jack London, lançado em 1903.

Curiosidades: O livro apresenta um cão como protagonista que é sequestrado e vendido para fazer parte de uma matilha que guia trenós no Alasca. O conto retrata os períodos de maus tratos e muito trabalho e a lealdade do cão em cada momento de sua vida.

Sobre o filme, as gravações contaram com a computação gráfica para as imagens dos animais, que interagem com os atores.

Sinopse filme: Um cão de estimação vivia confortavelmente na casa de uma família na Califórnia, mas é sequestrado e acaba em um dos lugares mais hostis do mundo, o Alaska. Seu destino se cruza com o de John Thornton, um homem corajoso disposto a explorar as belezas e aventuras da travessia de Yukon.

Fontes:
Rocco
Revista Galileu

Cena do filme

4 - Filme "O Cortiço", de Luiz de Barros (1945), e de Francisco Ramalho Jr. (1977)

Baseado na obra de Aloísio Azevedo, lançada em 1890.

Curiosidades: A narrativa aborda a rotina de pessoas que moravam em uma habitação coletiva no Rio de Janeiro, onde a questão social e racial estão presentes na vida dos moradores, bem como os romances conturbados. O livro teve uma boa receptividade da crítica da época, pois retratava as relações sociais do Brasil no século XIX.

Filme teve várias adaptações para ao cinema: em 1945 com direção de Luis de Barros; e 1977 com direção de Francisco Ramalho Jr, gravado na cidade do Rio de Janeiro.

A filmagem de 1945 foi premiada com: Melhor produção (Associação Brasileira de Cronistas Cinematográficos); Melhor filme do ano (Academia Brasileira de Letras); e Melhor direção (Jornal de Cinema)

Sinopse filmes: Rita Baiana é uma moça extrovertida e liberada que mora em um cortiço. Ela se apaixona por Jerônimo, um português recém-chegado ao Brasil. Após muitas confusões e uma tragédia, ela decide morar com Jerônimo.

Cartaz do filme de 1977

5 - Série de filmes da Trilogia "O senhor dos anéis": "A sociedade do anel" (2001); "As duas torres" (2002); e "O retorno do rei" (2003), de Peter Jackson

Baseado na obra literária homônima de J. R. R. Tolkien lançada em 1954

Curiosidades: Considerado o livro mais famoso do escritor, inspirou adaptações para o cinema e games.

O escritor que era formado em letras, lutou na 1ª Guerra e foi durante o conflito que começou a criar o esboço que levou a narrativa ao mundo dos hobbits, elfos, orcs e dragões.

A trilogia foi filmada simultaneamente em 2001, 2002 e 2003.

Sinopses dos filmes:

A sociedade do anel: Em uma terra fantástica e única, um hobbit recebe de presente de seu tio um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso, o hobbit Frodo tem um caminho árduo pela frente, onde encontra perigo, medo e seres bizarros. Ao seu lado para o cumprimento desta jornada, ele aos poucos pode contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando nove pessoas que formam a Sociedade do Anel.

As duas torres: Após a captura de Merry e Pippy pelos orcs, a Sociedade do Anel é dissolvida. Frodo e Sam seguem sua jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o anel e descobrem que estão sendo perseguidos pelo misterioso Gollum. Enquanto isso, Aragorn, o elfo e arqueiro Legolas e o anão Gimli partem para resgatar os hobbits sequestrados e chegam ao reino de Rohan, onde o rei Theoden foi vítima de uma maldição mortal de Saruman.

O retorno no rei: O confronto final entre as forças do bem e do mal que lutam pelo controle do futuro da Terra Média se aproxima. Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, capital de Gondor, o que faz com que Gandalf e Pippin partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso, Frodo, Sam e Gollum seguem sua viagem rumo à Montanha da Perdição para destruir o anel.

Fontes:
Papo de cinema
Adoro Cinema


Filme



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .