Arte da Palavra Sesc apresenta o espetáculo “Poesia como ferramenta de transformação social” (SP) em cidades catarinenses


25/09/2019 - Atualizado em 25/09/2019 - 460 visualizações

O espetáculo “Poesia como ferramenta de transformação social”, da artista paulista Mel Duarte terá apresentações gratuitas em Canoinhas (09/10), Jaraguá do Sul (10/10) e Joinville (11/10), pelo Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras: Circuito Oralidades, um dos mais importantes projetos nacionais de valorização da literatura brasileira no país. Trata-se de uma performance que integra poesia e dança; oralidade, corpo e movimento.

Mel Duarte conta um pouco de sua trajetória, intercalando com poemas e troca de ideias com o público ao final. Ela nasceu na primavera de 1988 em São Paulo (SP) e teve seu primeiro encontro com a poesia aos 8 anos. É escritora, poeta, slammer, produtora cultural e integrante da coletiva Slam das Minas – SP. Autora dos livros “Fragmentos Dispersos” (2013), “Negra Nua Crua” (2016, Editora Ijumaa) traduzido e lançado pela Ediciones Ambulantes em Madrid (2018) e Querem nos calar: Poemas para serem lidos em voz alta (Editora Planeta, 2019). Em 2016 foi destaque no sarau de abertura da FLIP e a primeira mulher a vencer o Rio Poetry Slam, em 2017 representou a literatura brasileira no Festilab Taag, em Luanda, Angola. Em agosto de 2019 lança seu primeiro disco de poesia falada "Mormaço – Entre outras formas de calor".

O espetáculo tem classificação etária de 12 anos e duração de 1h30min. CLIQUE AQUI para consultar a programação detalhada.

SERVIÇO:
Espetáculo “Poesia como ferramenta de transformação social”, com Mel Duarte
+Inf.:
https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/arte-da-palavra---circuito-de-oralidades-poesia-como-ferramenta-de-transformacao

Canoinhas
Data: 09/10
Hora: 10h15 e 13h30
Local: Auditório do IFSC

Jaraguá do Sul
Data: 10/10
Hora: 20h
Local: Teatro Sesc Jaraguá do Sul

Joinville
Data: 11/10
Hora: 20h
Local: Teatro Sesc Joinville

+Sobre o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras
O projeto é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, são selecionados os artistas que participam do projeto.

Circuito de Oralidades
O circuito abarca as manifestações literárias que remetem, especialmente, à narração de histórias e à veiculação oral da poesia. São vertentes artísticas com larga tradição no país, que constituem os pilares de diversas identidades que vão se reinventando através das gerações. De forma sistemática e criteriosa, o Circuito de Oralidades aproxima, em cada manifestação, a riqueza e multiplicidade de vozes, ideias e costumes, por meio de saraus, performances, slam poetry, repentes e outras manifestações que se multiplicam Brasil afora. O Circuito de Oralidades privilegia a experimentação e a dinâmica da narração de histórias e da performance poética, funcionando não só como uma simples apresentação, mas também como um laboratório de fruição narrativa e poética.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .