A última edição do projeto “Ponto de Encontro” que aconteceu de 10 a 14 de junho, em 30 Unidades do Sesc Santa Catarina, com o tema “Violência Psicológica: saiba reconhecer e combatê-la”, reuniu cerca de 1.811 pessoas, e disseminou a ideia de não aceitar situações envolvendo esta temática como normal. Nesta programação ocorreram oficinas e palestras com psicólogos, assistentes sociais, profissionais da OAB, Conselhos Municipais do Idoso, Delegacias da Pessoa Idosa, dentre outros, promovendo reflexões desde a identificação deste tipo de violência até formas de como quebrar o ciclo vicioso que esta violência constrói.
As Unidades Sesc Prainha e de Lages tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre a Comunicação Não Violenta, que estimula formas mais saudáveis de relações, podendo por meio desta estratégia, iniciar um ciclo virtuoso ao invés de vicioso nas relações pessoais. No Sesc Blumenau, foi promovida uma Roda de Conversa sobre “Compartilhando Vivências através da Psicologia Positiva, que visa despertar o autoconhecimento e partilhar experiências”, acompanhada de uma intervenção Clown: Consultório Terapêutico tratando o tema "Empoderamento do Idoso", que proporcionou também, reflexões valiosas de autovalorização e cultivo de relações saudáveis.
Neste sentido, foram realizadas as atividades nas outras Unidades, como no Sesc Estreito que aconteceu a Roda de conversa Artística - pedagógico com o tema: "Violência, gênero e geração: Compreender para transformar". Já no dia seguinte, em Tubarão ocorreu a "Vivência: Gatilhos psicológicos e o combate a violência psicológica", com uma exposição "Tinta e sentimento: a violência psicológica exprimida em cores", dentre outras programações que foram realizadas nas 30 Unidades Sesc.
O resultado deste evento é possível ser visto, também, nos depoimentos abaixo:
Violência psicológica foi tema do projeto “Ponto de Encontro” realizado pelo Sesc-SC
18/06/2019 - Atualizado em 18/06/2019 - 496 visualizações
Tielle Passos, do Sesc Prainha
Uma palestra muito válida para se falar de um assunto tão atual e de suma importância para o convívio com pessoas, principalmente para esse público. A psicóloga com uma linguagem de fácil compreensão envolveu a todos. Excelente ação.