“O Ministério da Saúde adverte: estar no Sesc faz um bem danado pra saúde”. Esse é o depoimento da cliente Eliane Krás Tournier, de 64 anos, uma das quase 8 mil pessoas que participaram das atividades do Trabalho Social com Grupos em 2017.
A área Trabalho Social com Grupos do Sesc realiza ações de formação, desenvolvimento e intercâmbio de grupos diferentes segmentos, destinadas a promover a participação social e o exercício da cidadania em defesa dos direitos sociais. Os projetos desenvolvidos estimulam o sentimento de coletividade e cooperação entre todos os participantes.
Em 2017, diversas foram as oportunidades de aprendizado, novas habilidades desenvolvidas, amizades fortalecidas, celebrações, vivências, integração, confraternizações e rodas de conversas. Estes encontros aconteceram nos projetos sistematizados realizados nas 27 unidades do Sesc nos projetos: Idoso Empreendedor, Oficinas Empreendedoras, Dança Circular, Interativo, GRUPATI, Grupo de Cantoria, Grupo da Memória, Dança Circular e o Xodó, Conectividades, Grupo de Voluntários, Grupos de adolescentes, de Crianças e de Gestantes, totalizando a participação de 7.924 clientes durante todo o ano.
Confira alguns destaques do ano:
Conectividades
O projeto “Conectividades” foi a novidade este ano. Ele tem o objetivo de aproximar Idosos participantes do Sesc o público do projeto Sesc ComunidadeÉ uma parceria entre o Departamento Nacional, o Sesc/CE e Sesc/SC e tem como objetivo concretizar o protagonismo social do Idoso, por meio de diversas atividades envolvendo temáticas como a Dança circular, inclusão digital e o emponderamento social. Realizado inicialmente na Unidade do Sesc em Florianópolis (Estreito), em 2018 deverá ser ampliado para as unidades em Palhoça e Joinville.
Graça Martinello - 70 anos - Sesc em Araranguá
“O Sesc é para mim uma espécie de energia renovada. É através das reuniões dos grupos que me sinto mais ativa. A socialização promovida nos faz sentir que ainda temos utilidade. E isso vai até onde quisermos ir, pois motivação para nos manter de bem com a vida não nos falta. Amo estar lá. É portanto que estou no Sesc quase todas as tardes.” .Encontro de Idosos
Realizado entre os meses de setembro e outubro, o Encontro dos Idosos, integrou os participantes dos grupos sociais das 27 Unidades do Sesc em Santa Catarina. O aconteceu em duas edições no Hotel Sesc Cacupé e na no Sesc Pousada em Lages, com uma programação diversificada durante 3 dias em cada edição e com 364 participantes.
Iracema Pisetta Bertollo - 83 anos - Sesc em Chapecó.
"Não sabia mexer no computador e no celular, hoje estou conectada e atualizada. Gosto das atividades do Sesc. A equipe é atenciosa e querida.".10 anos Idoso Empreendedor
No dia 31 de outubro celebramos os 10 anos do projeto “Idoso empreendedor”, marcando a longevidade do projeto no Sesc em Santa Catarina. O evento contou com apresentação teatral elaborada e protagonizada pelo Grupo de Idosos do Sesc em Florianópolis (Prainha), com foco na temática sobre o novo perfil do Idoso, além da palestra magna do expert em envelhecimento, Alexandre Kalache que provocou um reflexão sobre a Revolução da Longevidade, acompanhada de uma roda de conversa. Contou também com apresentação do Grupo de Cantoria do Sesc em Palhoça.
Celso R. Leite - 74 anos - Sesc em Chapecó
"Participo há mais de 11 anos nas atividades (GRUPATI, Idoso Empreendedor, Memória e nas viagens) do Sesc. Aprendi muito, me ajudou no dia a dia e pretendo continuar no Sesc...muitas amizades, desafios.".Colaboração: Karina Gorges Catafesta e Giseli Mara Schena
Eliane Krás Tournier - 64 anos
“Amo fazer parte da família Sesc de Araranguá. Juntos compartilhamos mais um ano de aprendizados e socialização com novos grupos e ótimas amizades. Estar nos grupos de Idosos me faz sentir viva, sem contar que somos tratados com respeito e tolerância por todos professores. O Sesc é o link que nos conecta ao mundo digital e contribui para combater a solidão própria dessa fase da vida. O grupo de memória eu amo! E quem diz que não precisa é porque não conhece o nosso grupo, onde se aprende se divertindo. Pretendo ficar por lá até bem velhinha e quando os filhos perguntarem: onde está a mãe? A resposta: Está no Sesc. Hei! você do sofá! Levanta e vem cantar no grupo cantoria e sem contar a dança circular que eu adoro também”.