Sesc convida o público 60+ para programações on-line com o tema "O Poder da Felicidade"


12/03/2021 - Atualizado em 26/03/2021 - 540 visualizações

No dicionário, felicidade é a qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar. Para trazer o tema à tona e proporcionar momentos felizes para o público 60+, o Sesc Santa Catarina realiza programações on-line com o tema "O Poder da Felicidade".

As atividades, alusivas ao Dia Internacional da Felicidade, celebrado em 20/03, serão realizadas por 21 Unidades da Instituição entre os dias 15 e 20/03. Elas são direcionadas aos participantes dos grupos de idosos do Sesc e público 60+ interessado.

Terão palestras, oficinas, rodas de conversa, apresentações teatrais, cantorias, dentre outras. Entre os destaques da programação estadual, está a live "Danças Circulares trazem bem-estar e felicidade", no Facebook.com.br/SescSC, na sexta-feira (19/03), às 15 horas, com participação das técnicas do Trabalho Social com Grupos e focalizadoras de Dança Circular, Miriam de Oliveira Rodrigues, do Sesc Laguna e Cleonice Canto, do Sesc Araranguá, que irão realizar práticas de dança circular relacionadas com os benefícios para bem-estar, saúde e felicidade. Clique aqui e confira a agenda completa com os horários das atividades em cada cidade.

A programação marca o retorno das atividades do Trabalho Social com Idosos, que o Sesc desenvolve de forma pioneira no Brasil, contribuindo para o envelhecimento ativo e saudável dos participantes. Como o projeto Conecta 60+ e do Grupo da Memória on-line, que visam proporcionar espaços de integração e reflexão sobre envelhecimento, a socialização, o protagonismo e empoderamento dos 60+, que estão com inscrições abertas e outras ações que seguem de forma virtual.

Trabalho Social com Idosos (TSI)

Pioneiro no país, em realizar o Trabalho Social com Idosos (TSI), o Sesc foi reconhecido pela Organização das Nações Unidades (ONU), como uma Instituição que cria condições de autonomia, integração e participação dos idosos na sociedade, promovendo a elevação de sua autoestima e resgatando seu valor social. Atualmente a Instituição atende 60 mil pessoas em todo o país. Clique aqui e saiba mais.

Ficou interessado em saber como acontece? Assista ao vídeo que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre as ações do Trabalho Social com Idosos (TSI) produzido no ano de 2020.

Dia Internacional da Felicidade

No dia 20 de março, é comemorado o Dia Internacional da Felicidade. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2012, reconhecendo a relevância da felicidade e do bem-estar como metas universais nas vidas das pessoas e a importância da felicidade ser reconhecida nas políticas públicas.

A ONU lembra que os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), buscam acabar com a pobreza, reduzir desigualdades e proteger o planeta. Segundo a organização, esses três aspectos são essenciais para o bem-estar e a felicidade humana. “A busca da felicidade é um dos objetivos fundamentais do ser humano”, afirma a Organização.

A iniciativa veio do Butão, um país do sul da Ásia, região conhecida como Himalaia, que mede Felicidade Interna Bruta (FIB) da sua população da mesma maneira como mede o Produto Interno Bruto (PIB) econômico. O governo butanês tem essa diretriz desde 1972 e decidiu propor uma data especial para lembrar aos outros países, que cidadãos felizes são tão importantes, quantos cidadãos produtivos.

A FIB não trata somente de mensurar os aspectos quantitativos, mas também os qualitativos de uma população. É uma integração dos desenvolvimentos material, espiritual e cultural dos indivíduos. Assim, ela se baseia em nove variáveis:

  • Bem-estar psicológico: Mede o otimismo que cada cidadão tem em relação a sua vida. É feita uma análise da autoestima, nível de stress e espiritualidade.
  • Saúde: Analisa as medidas de saúde implantadas pelo governo, exercícios físicos, nutrição e autoavaliação da saúde.
  • Uso do tempo: Inclui questões como o tempo que o cidadão perde no trânsito, divisão das horas entre o trabalho, atividades de lazer e educacionais.
  • Vitalidade comunitária: Entra na questão do relacionamento e das interações entre as comunidades. Analisa a segurança dentro da comunidade, assim como sensação de pertencimento e ações de voluntariado.
  • Educação: Sonda itens como participação na educação informal e formal, valores educacionais, educação no que se refere ao meio ambiente e competências.
  • Cultura: Faz uma análise de tradições culturais locais, festejos tradicionais, ações culturais, desenvolvimento de capacidades artísticas e discriminação de raça, cor, ou gênero.
  • Meio ambiente: Relação entre os cidadãos e os meios naturais como solo, ar e água. Estuda a acessibilidade para áreas verdes, sistemas para coletar o lixo e biodiversidades da comunidade.
  • Governança: Estuda a maneira da relação entre a população e a mídia, poder judiciário, sistemas de eleições e segurança.
  • Padrão de vida: Análise da renda familiar e individual, seguridade nas finanças, dívidas e qualidade habitacional.

Retorno das Atividades do Trabalho Social com Idosos 2021 no Sesc-SC

Em 2020, com a chegada da pandemia do novo Coronavírus, os encontros com grupos que eram realizados de forma presencial, cheio de trocas e afeto, tiveram que ser readaptados para o formato on-line. No início as dificuldades eram grandes, o medo de não conseguir acompanhar ou apertar algum botão errado e sair das reuniões, mas hoje, é possível ver que os desafios enfrentados vieram acompanhados de muita paciência, persistência, novos aprendizados e colaboração.

O ano de 2021 chegou com diversas atividades oferecidas para o público 50+. Desde integração, muita informação através de encontros, atividades cognitivas e a utilização dos smartphones e computadores. As turmas on-line utilizam a plataforma Google Meet, de fácil acesso e permitem até 16 participantes por turma.

A Instituição também readequou seu espaço para o retorno de algumas turmas presencias, seguindo todos os protocolos de biossegurança e de acordo com as normativas estaduais e municipais publicadas. Nas Unidades que começarem a oferecer os encontros de Grupos presenciais, será mediante a apresentação de parecer médico. Consulte as atividades disponíveis na Unidade mais próxima de você!

Assista abaixo ao vídeo produzido pela Unidade Sesc Prainha (Florianópolis), no final de 2020, que convida os idosos para participarem do projeto.



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .