Segurança para o público 60+: como minimizar os riscos


23/11/2020 - Atualizado em 23/11/2020 - 667 visualizações

As Unidades Sesc Chapecó, Concórdia e Joaçaba promoveram, no dia 17 de novembro, um encontro regional com os clientes do projeto "Conecta 60+", pela plataforma Google Meet e contou com a participação de 63 pessoas entre clientes, entidades, profissionais liberais e comunidade em geral. A reunião teve a participação do Delegado da Polícia Civil Marcelo Sampaio Nogueira e o Agente Ricardo Cadaval Senhorinho, que abordaram assuntos como segurança domiciliar, segurança em meios eletrônicos e golpes. Também foram repassadas dicas para reconhecer e evitar os golpes e meios de denunciar. O advogado Rodrigo Alcemir Ruthes finalizou o encontro com informações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e segurança na internet.

O objetivo do encontro foi orientar e capacitar os clientes para ações suspeitas e minimizar seus impactos financeiros e psicológicos, já que notou-se a preocupação dos clientes com relação aos golpes, principalmente pela internet, que se mostra cada vez mais recorrente. O público interagiu e compartilhou várias experiências.

O projeto "Conecta 60+" visa oportunizar ao cliente autonomia, segurança, inclusão digital e social, potencializar suas habilidades e seu acesso aos meios de socialização. Tem como objetivo disseminar conteúdos e atividades, por meio de ações que estimulam as potencialidades dos idosos, o fortalecimento de vínculos e da convivência e o exercício pleno da cidadania. Os grupos se reúnem em encontros virtuais semanais, envolvendo os seguintes eixos temáticos: Inclusão Digital, Corpo e Mente, Saberes Catarinense, Memória Ativa e Viagens e Vivências de forma online e gratuita.

Confira abaixo alguns depoimentos de clientes sobre a atividade:

Nilva Maria Oleias Pegoraro, Sesc Chapecó

Um assunto muito oportuno, com profissionais que tem conhecimento acerca do assunto e atuam diariamente na investigação de crimes envolvendo golpes nesta área. Foi de grande valia. As dicas apresentadas servem de estratégia de prevenção para evitar riscos em possíveis golpes cibernéticos. Valeu! 

Janemari Somensi Viana, Sesc Chapecó

Parabéns. Muito bacana a iniciativa de abordar o assunto.

Lenita Peruzzo Balbinott, Sesc Chapecó

Nossa gratidão ao Sesc, nosso parceiro de vários eventos. Parabéns as meninas de Concórdia, Joaçaba e a Auriane. Muita aprendizagem e alertas! 

Sélia Scandolara, Sesc Concórdia

Muito obrigada, pessoal. Foi ótimo esse encontro onde obtivemos muito esclarecimentos referente os golpes pelas redes sociais. Muito obrigada aos palestrantes.

Inêz Scortegagna, Sesc Concórdia

Foi muito importante, muitas informações. Obrigada ao Sesc por nos proporcionar tudo isso obrigada e a todos os palestrante.

Josefina Schmidt, Sesc Concórdia

As palestras foram muito esclarecedoras e úteis. Gostei muito, obrigada ao Sesc pela oportunidade de conhecer a aprender a cada semana.

Adiles Maria Moritz, Sesc Joaçaba

Foi bom, tudo é conhecimento.

Neide Abate Palla, Sesc Joaçaba

Gostei muito dos esclarecimentos sobre as redes sociais e nossos dados.

Beatriz Schneider, Sesc Joaçaba

Foi muito bem o esclarecimento dos profissionais sobre como são os golpes virtuais, assim a gente fica mais atenta.

Sérgio Grillo de Lima, Sesc Concórdia

Assista o vídeo:


Colaboração: Auriane Parisotto Câmara, técnica de atividades do Sesc Chapecó, Danieli Fell F. da Silva, técnica de atividades do Sesc Joaçaba e Naiura Dartora, técnica de atividades do Sesc Concórdia.



Palestra advogado Rodrigo Ruthes

Palestra Agente Ricardo e Delegado Marcelo

Palestra Agente Ricardo e Delegado Marcelo

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .