No dia 16 de outubro aconteceu a formatura de 28 adolescentes no projeto Liderança Comunitária, em Lages. A cerimônia contou com a presença de voluntários, parceiros, amigos e familiares. Inclusão Social “Linhas do Conhecimento”, foi o tema escolhido para desenvolver o projeto que por três meses fortaleceu a comunidade e parceiros sobre a importância do hábito da leitura e o estímulo no desenvolvimento do trabalho comunitário. O projeto estimulou a leitura em vários pontos da comunidade e sensibilizou as pessoas envolvidas. A ação foi realizada na Escola de Educação Básica Visconde de Cairu, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS II, Bairro Centenário, e no Abrigo Menino Jesus – Casa III, no Bairro Santo Antônio.
Os livros que fizeram parte do acervo ficam agora dispostos para que a comunidade possa usufruí-los, afinal, a intenção não é só despertar o gosto pela leitura, mas também sensibilizá-los quanto ao cuidado com os livros pertencentes à biblioteca comunitária, pois compõem um bem comum. Com esse intuito, foi confeccionado um suporte de tecido, dividido em seis partes para expor os livros.
A estrutura financeira do projeto se deu por meio de doações de tecidos, linhas, mão de obra e livros. A equipe fez uma logo para representar o nome da organização, a escolha do nome “Linhas do Conhecimento” deve-se ao sentido de linhas do livro, pois cada linha lida é um conhecimento novo e várias linhas possibilitam oportunidades de mais informações, histórias de vida e a entrada gratuita num mundo mágico.
Os adolescentes desenvolveram o projeto para integrar as pessoas à leitura, para melhorar a qualidade de vida, criando laços de amizade, interesse mútuo e abrindo novos horizontes. Para a ação os envolvidos tiveram acesso aos livros disponibilizados nos locais. Envolver a comunidade e incentivar a leitura são os propósitos principais do projeto desenvolvido pelos alunos da Escola Visconde de Cairú, bairro Vila Nova, em parceria com o Sesc, instituto Junior Achievement e a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
Muito além do incentivo da universidade, dos professores e instituições parceiras, três alunos que estão à frente do projeto, destacam a relevância do "Linhas de Conhecimento" para a comunidade. A aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, Amanda Lampert, comenta que o projeto foi pensado com o intuito de trazer as pessoas de volta aos livros, pesquisando e conhecendo cada vez mais as realidades vividas na sociedade. Outro estudante, de 18 anos, Eduardo Machado Costa lembra que os livros serão de extrema importância para a comunidade “nós vivemos em um bairro carente e dentre tantos problemas, identificamos a falta de livros e eles são a porta para o mundo, com informação e conhecimento”, finaliza.
O líder do projeto tem 17 anos e está no 3º ano do Ensino Médio. Leandro Gomes diz que os livros serão de grande valia, analisando que as pessoas estão extremamente robotizadas e envolvidas com a tecnologia, “com os livros, as pessoas conseguem aprender, escrever e falar melhor. Eu fico muito feliz de ver aonde o nosso projeto chegou, quero agradecer a equipe do Sesc por propor esse projeto para a gente e ao professor e reitor Kaio Amarante, que prontamente atendeu a nossa solicitação e abriu as portas da universidade para a arrecadação de livros”. O reitor da Uniplac garantiu que a universidade continua com a campanha de arrecadação e que nos próximos momentos, serão levadas outras remessas de livros, com intuito de fortalecer o projeto e incentivar cada vez mais esses alunos e a comunidade em geral.
Confira abaixo alguns depoimentos:
“Vou descrever qual a importância da leitura para mim, hoje em dia com todos os avanços tecnológicos as pessoas estão robotizadas e acabam por deixar a leitura de lado e esquecem que quem vai ajudar a desenvolver sua escrita e sua fala é ela, por esses motivos a leitura nos ajuda a melhorar a comunicação já que muitas pessoas são tímidas por medo de falar "errado"; e, portanto, não se arriscam a tentar. A leitura nos ajuda na comunicação e é capaz de abrir portas, porque tudo envolve letras desde ler um rótulo de um produto até em ler o nome do seu bairro para pegar um ônibus no terminal! Essa é a minha visão”. Leandro Gomes da Silva – Aluno do 3º Ano do Ensino Médio Inovador - Escola de Educação Básica Visconde de Cairu.
“Adoro ler e escrever, sinto necessidade de ler para desestressar. Gosto de livros de autoajuda, suspense, poesias e outros tipos” Elis Regina de Souza, 55 anos, moradora do Bairro Centenário.
“Com essa nova biblioteca comunitária e com o projeto, os alunos se transformam em líderes nos bairros e incentivam o público externo a retomarem a leitura e obterem uma educação de qualidade. Como os alunos falaram, o livro é o alimento da alma”. Geovana Buttner Oliveira, professora de Língua Portuguesa da Escola de Educação Básica Visconde de Cairu e voluntária do projeto.
“De imediato lembramos da Uniplac, uma instituição inovadora e que é uma parceira constante dos nossos trabalhos e ideias. É um orgulho para nós sentir a energia dos estudantes experimentando e vivenciando isso em comunidade”. Arlene Aparecida de Arruda, coordenadora pedagógica da Escola de Educação Básica Visconde de Cairu.
“Nós ficamos muito orgulhosos vendo os nossos alunos envolvidos nesse projeto tão grandioso, eles adquirem essa sensibilidade de ir até uma entidade, sentir a necessidade e perceber que as pessoas estarão utilizando os livros e adquirindo conhecimento através de um projeto que eles mesmos criaram”. Marilda Liz Brockveld, diretora geral da Escola de Educação Básica Visconde de Cairu
“Tenho certeza, que ao terminarem um livro, qualquer que seja, algo de bom vocês irão retirar, algum conhecimento será adquirido. A leitura é muito importante para a formação pessoal e profissional”. Ele destaca ainda, que a Uniplac abraça a causa, pois sente a necessidade da utilização de livros na didática escolar e na vida comunitária. Kaio Amarante, Professor e Reitor da Uniplac.
Projeto Liderança Comunitária forma 28 adolescentes em Lages
23/10/2019 - Atualizado em 25/10/2019 - 570 visualizações
0 Comentários