Projeto “Envolva-se”: Sesc capacita artesãs e costureiras para empreenderem de forma sustentável e criativa


22/08/2019 - Atualizado em 22/08/2019 - 601 visualizações

O Sesc Santa Catarina deu a largada para um projeto inovador na área de Assistência, o “Envolva-se”. Proposta do Departamento Nacional do Sesc, a ação começa como piloto na Unidade Prainha, em Florianópolis, através de uma formação para artesãs, costureiras e pessoas que desenvolvem trabalhos manuais, com interesse em empreender de forma mais sustentável e criativa.

O projeto está baseado nas oportunidades que as novas formas de economia oferecem para alcançar o desenvolvimento sustentável, que são: Colaborativa, Criativa, Circular e Solidária. O objetivo é contribuir no processo de desenvolvimento sustentável das comunidades, através do incentivo à geração de trabalho e renda, e consequentemente, na melhoria das condições de vida e autonomia dos participantes. Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, sociedades sustentáveis precisam de equidade econômica, justiça social, incentivo à diversidade cultural e defesa do meio ambiente. +Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/servicos/envolva-se

O curso é gratuito e tem a duração de quatro meses, com um total de 15 encontros, de agosto a novembro, sempre nas segundas-feiras, das 09h às 12h, no Sesc Prainha. A primeira aula aconteceu nesta semana, com 34 participantes e ainda há vagas. Para participar, é necessário fazer contato com a responsável pelo projeto através do telefone 3229-2254 ou pelo e-mail: vanessa.9453@sesc-sc.com.br. O prazo de inscrição encerra no dia 26/08.

As atividades abordam as seguintes temáticas: Sustentabilidade Ambiental; Design e Imagem de Produto; e Empreendedorismo de Base Comunitária. Os encontros são ministrados pelas assessoras do projeto: Carina Zagonel, empreendedora e artista do Atelier de Ideias há 20 anos, idealizadora do Movimento Social Armário Coletivo; e Patrícia Deporte de Andrade, designer, professora e empreendedora social à frente do duna.lab.

Para Carina Zagonel, o “Envolva-se” propicia a conexão entre mulheres, mães e costureiras que são muito habilidosas e que sozinhas não conseguem ter visibilidade, vender e se sustentar do seu produto. “Geralmente, elas costumam trabalhar sozinhas, essa solidão traz muita insegurança quanto ao produto, embalagem, técnicas e até nas vendas, com dúvidas sobre qual valor colocar, por exemplo. Esse público lida com matéria-prima têxtil e está acostumado a comprar os produtos e materiais, o que encarece o resultado final. O que queremos é mostrar outros caminhos de acesso. Já sabemos que temos muito resíduo e materiais que podem ser reutilizados. Também abordamos a importância das mídias sociais, pois algumas pessoas ainda têm dificuldades em se expor e escolher fotos para divulgar o seu trabalho”.

A assessora Patrícia Deporte de Andrade acredita que o projeto tem um potencial enorme de criar novas formas de pensar e criar negócios que tenham uma harmonia com o meio ambiente. “Promover a discussão acerca da sustentabilidade, do design e do empreendedorismo dá a oportunidade a artesãos, costureiros, empreendedores criativos de modo geral uma nova visão de negócios, possibilitando que os mesmos gerem produtos com mais qualidade, com valor agregado e acima de tudo, produtos que prezam por uma harmonia com o meio ambiente. Como designer, vejo um valor inestimável em iniciativas como essa, pois precisamos repensar a nossa forma de consumo e de produção da nossa cultura material. Portanto, essa iniciativa é incrível e desejo que se espalhe cada vez mais”.

Uma das participantes, a Simone de Brum, é formada em pedagogia e tem especialização em Gestão de Pessoas. Ela trocou o trabalho administrativo pelo artesanato e a costura. “Tenho muito prazer em confeccionar minhas peças e isso me faz muito feliz. Atualmente tenho um ateliê de costura na minha casa, um espaço específico para a minha empresa, a Frida Linha. Faço acessórios como bolsas, pochetes, necessaire entre outros. Com este curso, espero aprender a utilizar melhor os recursos disponíveis e a empreender. Muitas vezes vamos caminhando, sem ter a noção do todo. É muito bom ver tantas mulheres unidas no mesmo propósito, para reaproveitar os resíduos em nossa cidade”.

A participante Taciana Damiani tem uma marca de produtos artesanais e produz peças em tecido, principalmente de algodão, como bolsas, cadernos e necessaires. “Sempre senti uma inquietação quanto à destinação dos resíduos, daquilo que não era mais útil para mim. Isso gerou a necessidade de dar um novo significado a ‘Handmade by Taci’ e deixar como legado a possibilidade de ser uma marca de produto artesanal sustentável, casou perfeitamente com a proposta do projeto ‘Envolva-se’ do Sesc. Estou muito feliz com a oportunidade de participar, poder mudar, trazer uma nova percepção de consumo para os meus clientes e juntos fazermos um mundo melhor”.

+ Sobre o projeto “Envolva-se”
Em Santa Catarina, o projeto iniciou em 2018 e é desenvolvido por meio de uma rede colaborativa solidária que promove a responsabilidade socioambiental e a cooperação entre doadores de materiais e os grupos comunitários ou instituições sociais participantes. As empresas doadoras destinam materiais que sobram nas produções, que serão transformados em produtos artesanais pelos grupos produtivos locais. Os grupos também participam de capacitações sistemáticas, visando a geração de trabalho e renda e o estímulo a autonomia, seguindo os princípios da sustentabilidade e das novas economias.

A atuação do projeto “Envolva-se” segue as dimensões do desenvolvimento sustentável (social, ambiental e econômica), e visa contribuir para alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

08. Trabalho Decente e Crescimento Econômico;
10. Redução das Desigualdades;
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis; e
12. Consumo e Produção Responsáveis.

+Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/servicos/envolva-se




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .