Há mais de dez anos, o Mesa Brasil Sesc Chapecó atende a Pastoral da Criança, instituição que acompanha famílias em situação de vulnerabilidade social da região e distribui entre elas os alimentos recebidos. Mas neste momento de pandemia, a necessidade da Pastoral da Criança mudou e passou a aproveitar as doações para produzir refeições em conjunto com a Pastoral do Migrante, para aproximadamente 50 pessoas dia. As exigências momentâneas transformaram diversos hábitos e fizeram saltar aos olhos necessidades que sempre existiram.
“Como não podemos reunir pessoas, organizamos uma ‘cozinha de campanha’ que funciona em espaço comunitário, com voluntários, e destina-se aos migrantes que não têm condições e estrutura para cozinhar”, conta Nahum Saint Julien, Coordenador da Pastoral do Migrante da Diocese de Chapecó.
Esta cozinha tem perspectiva de continuidade, mesmo após esse momento de calamidade. As voluntárias cozinham, a partir das doações que chegam e a Pastoral do Migrante realiza a entrega nas casas daqueles que foram mapeados previamente (com todos os cuidados prescritos).
A coordenadora destaca que a permanência desta atividade depende das parcerias como essas com o Programa Mesa Brasil Sesc, que permitem dar o correto destino aos alimentos e ainda aumentam a variedade de alimentos consumidos pelos públicos atendidos.
O Programa Mesa Brasil Sesc, atendendo ao seu objetivo principal, de combater a fome e o desperdício de alimentos, está atento às necessidades que se apresentam neste momento de pandemia do coronavírus. Os coletas e entregas continuam semanalmente, cuidando todas as exigências de preservação da saúde determinadas pelo Ministério de Saúde.
Compromisso do Sesc
O Programa Mesa Brasil Sesc tem a missão de “contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”. Manter ativa esta missão é o compromisso assumindo pelo Sesc com a sociedade catarinense, e representa uma resposta institucional à questão da fome e do desperdício de alimentos!
O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).
Clique aqui para mais informações.
Colaboração: Mirian Menegatti - Programa Mesa Brasil Sesc Chapecó
Parceria entre o Mesa Brasil Sesc e Pastoral da Criança possibilita o auxílio a migrantes em Chapecó
20/05/2020 - Atualizado em 20/05/2020 - 419 visualizações
0 Comentários