Parceria entre o Mesa Brasil Sesc e Ibama leva 14 toneladas de sardinhas à mesa de milhares de famílias


29/06/2020 - Atualizado em 03/07/2020 - 670 visualizações

No dia 26 de junho, as equipes do Mesa Brasil Sesc São José, Joinville e Blumenau foram até Itajaí buscar pescados apreendidos pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para doação. Dessa vez, foram 14 toneladas de sardinhas retiradas de uma embarcação, durante uma operação que combate a pesca ilegal.

Os pescados foram distribuídos para 107 instituições sociais cadastradas no Programa, beneficiando 14.227 pessoas em 23 municípios do estado. Todas as etapas do processo seguiram os protocolos previstos no plano de ação para atuação do Programa Mesa Brasil Sesc durante a pandemia, visando a prevenção da disseminação do coronavírus..

A parceria de anos entre o Sesc e o Ibama vem fazendo a diferença durante a pandemia. Entre os meses de abril e junho deste ano, 23.340 quilos de pescados, entre camarão, tainhota, filé de peixe e ovas de tainha apreendidos pelo Ibama foram destinados à população em vulnerabilidade social por meio do Programa Mesa Brasil Sesc, complementando as refeições de milhares de famílias catarinenses com um alimento de alto valor nutricional.

Depoimento de Muriel Duarte, coordenadora da Comissão do Bem-Estar do Menor de Itajaí (COMBEMI), instituição que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social.

Gratidão! Hoje uma senhora quando foi buscar a doação disse assim: 'Meu Deus, muito obrigada! Eu estou há muitos dias só comendo ovo, esse peixinho vai trazer uma felicidade para mim e para a minha filha que tu nem imagina!' Passo esse feedback, porque é tão gostoso a gente poder ajudar.

Campanha emergencial Covid-19 Mesa Brasil Sesc-SC

Desde que começou o período de isolamento social, o Programa Mesa Brasil Sesc já distribuiu 545 toneladas de alimentos para 359 instituições sociais cadastradas nas sedes de São José, Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages, beneficiando mais de 67 mil pessoas em 59 municípios catarinenses. Os alimentos continuam sendo arrecadados por meio das rotas de colheita urbana, e também nos pontos de coleta da Campanha Emergencial Covid-19. (Dados de 26/05/2020). 

Contando com a rede de parceiros Mesa Brasil Sesc em Santa Catarina, composta por instituições e empresas em convergência com os objetivos do Sesc de exercer a responsabilidade social, continua sendo possível combater a fome e o desperdício de alimentos por meio de um trabalho intenso e ininterrupto, essencial em todos os tempos, mas que se revela ainda mais valioso nos dias atuais, pois quem tem fome, tem pressa.

A missão do Programa Mesa Brasil Sesc é “contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.

O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação). Clique aqui para mais informações.

Faça parte dessa rede de solidariedade 

Convidamos você para participar dessa rede de solidariedade, entregando suas doações (alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza ambiental), em um de nossos pontos de coleta, localizados em supermercados parceiros do Programa Mesa Brasil Sesc. Clique aqui para conferir os locais.

O Mesa Brasil Sesc também está recebendo doações em dinheiro para atender entidades e famílias. Clique aqui para fazer sua contribuição pelo PicPay

Colaboração: Letícia Zago - Mesa Brasil Sesc - Departamento Regional 

1. São José
2. Palhoça
3. Florianópolis
4. Biguaçu
5. Balneário Camboriú
6. Camboriú
7. Nova Trento
8. Itapema
9. Tijucas
10. Joinville
11. São Bento do Sul
12. Araquari
13. Barra Velha
14. Guaramirim
15. São Francisco do Sul
16. Jaraguá do Sul
17. Barra do Sul
18. Rio Negrinho
19. Mafra
20. Itajaí
21. Blumenau
22. Rodeio
23. Penha



Carregamento das sardinhas

Entrega das sardinhas

Retirada das sardinhas da embarcação

Entrega das sardinhas

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .