O Estado que tem a maior expectativa de vida do Brasil conta com ações do Sesc para valorização dos maduros


09/01/2020 - Atualizado em 09/01/2020 - 615 visualizações

Santa Catarina é o estado brasileiro onde se vive por mais tempo. De acordo com nova edição da Tábua de Mortalidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge), divulgada no final de 2019, o estado tem a maior expectativa de vida do Brasil: 79,7 anos em média.

Entre os fatores que contribuem para a longevidade está o estilo de vida. E o Sesc se orgulha de contribuir para que cada vez mais pessoas do público maduro possam ter uma vida ativa mesmo após a aposentadoria.(Confira ao final desde post 10 hábitos que contribuem para a longevidade, de acordo com a ciência.)

No Sesc, os idosos participam de atividades com pessoas da mesma idade e de outras faixas etárias, se relacionando com novas formas de conhecimento e compartilham novos projetos de vida. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Trabalho Social com Grupos (que engloba projetos para o público maduro) acontece no Sesc há mais de 50 anos e atende anualmente 60 mil pessoas. Além de resgatar o valor social dos idosos, as ações do Sesc privilegiam a cidadania e a educação por meio de projetos que atendem às diferentes culturas das regiões.

Em Santa Catarina oferecemos diversas propostas de grupos desenvolvidas para diferentes faixas etárias e interesse. Conheça:

Mundo Digital Máster: é o serviço mais procurado entre os idosos. Possibilita a inclusão e aperfeiçoamento digital, com aprendizados sobre smartphone, redes sociais, aplicativos de economia compartilhada, dentre outras funcionalidades, com uma metodologia própria para a faixa etária. (Saiba mais)

Empreendedor 50+: estimula o empreendedorismo social e a geração de renda extra mediados pela tecnologia, contribuindo também para o protagonismo e empoderamento de pessoas acima de 50 anos. (Saiba mais)

Grupo Ativa+: Por meio da construção de objetos ou materiais, e realização de atividades dinâmicas e criativas, o grupo proporciona oportunidades de integração e desenvolvimento de novas habilidades para pessoas acima de 55 anos. Entre as atividades desenvolvidas estão oficinas culinárias, de malabares, circuito e gincana dos sentidos, estímulos aos ritmos musicais. (Saiba mais

Grupos de Cantoria: atividade musical lúdica, descontraída e divertida voltada para pessoas acima de 50 anos. Oferecem ao participante oportunidades de interação social, socialização musical, além de estimular a memória, concentração e valorização de experiências. (Saiba mais

Grupo de Voluntários: espaço de construção coletiva de materiais, serviços e demais demandas, que posteriormente são entregues a entidades sociais selecionadas, de maneira solidária. O grupo funciona também como um grupo para reflexão sobre a função do voluntariado na comunidade e na sociedade em que o sujeito vive, assim como demais assuntos pertinentes. (Saiba mais

Dança Circular: Promove o autoconhecimento, a valorização do cuidado e a construção da complexidade do ser humano a partir das vivências em roda. São formados grupos de jovens, adultos e idosos com encontros semanais. (Saiba mais) https://www.sesc-sc.com.br/site/servicos/danca-circular

Grupo da Memória: tem como objetivo auxiliar os participantes a melhorar o processamento da memória, compreendendo os diferentes conceitos inerentes ao tema. Os encontros semanais estimulam a memorização com atividades práticas e teóricas. (Saiba mais)

As inscrições para as turmas de 2020 estão abertas em todas as Unidades do Sesc em Santa Catarina. Confira neste link todos os serviços disponíveis para o público maduro. As vagas são limitadas!

10 hábitos que ajudam a viver mais, segundo a ciência

Em Santa Catarina as pessoas vivem pelo menos três anos a mais que a média do brasileiro de forma geral, que subiu para 76,3 anos (era de 76 no ano passado). Outro ponto levantado e que destaca Santa Catarina é a expectativa de vida da população mais velha. A pessoa que chegar aos 65 anos em SC deve alcançar, na média, pelo menos os 85 anos de vida.

Aqui, muitos idosos já praticam o que a ciência tem comprovado nos últimos anos, e encontram no Sesc atividades e serviços que contribuem para uma vida longa saudável. Confira a seguir os 10 principais hábitos que ajudam a viver mais, de acordo com a ciência:

  1. Relação saudável com a alimentação (parar de comer antes de “ficar cheio”) 
  2. Ter uma vida social ativa (preservar relações com amigos, família e comunidade) 
  3. Ser mais otimista (acreditar que o futuro será favorável) 
  4. Deixar de fumar (de preferência nunca começar) 
  5. Beber café moderadamente (uma xícara de café é suficiente) 
  6. Vacinar-se (o SUS tem disponíveis vacinas para evitar mais de 20 doenças) 
  7. Viver com propósito (ter um bom motivo para acordar todos os dias) 
  8. Manter os músculos ativos (além de fundamental para a saúde, previne quedas) 
  9. Controle o estresse (buscar formas de amenizar preocupações, como hobby, espiritualidade, vida em comunidade) 
  10. Investir em uma alimentação saudável (equilibrar adequadamente os macro e micro nutrientes de que o corpo precisa)

Você pode ver o texto na íntegra neste link: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/11/28/10-habitos-que-fazem-voce-viver-mais-e-melhor-de-acordo-com-a-ciencia.htm

Conheça outras oportunidades oferecidas pelo Sesc para os maduros:

Encontro 60+
O Sesc SC realiza também o Encontro 60+ que tem como objetivo promover a integração social, desenvolvimento de novas habilidades e o protagonismo social do público alvo participante da atividade Trabalho Social com Grupos. Este evento ocorre desde 2015 e, em 2019, reuniu 332 participantes de 27 unidades operacionais do estado, dividido em 2 (duas) edições, na Pousada Sesc Lages e Hotel Sesc Cacupé respectivamente. Neste ano, o evento teve como foco a temática “cantoria” e na programação tiveram momentos de oficinas com o desenvolvimento de habilidades, ações de protagonismo como o "The Vovoice", confraternização, passeio e integração.

Sesc Viagens
O Turismo Social do Sesc possui roteiros para todos os tipos de interesses e necessidades, com opções de passeios e excursões com saída das Unidades do Sesc para os mais diversos destinos, sempre com foco no enriquecimento cultural, educacional, histórico e a integração dos grupos. Os pacotes são completos, incluindo roteiros cuidadosamente desenvolvidos, acompanhamento de guias de turismo, hospedagem e alimentação em uma rede de hotéis e fornecedores parceiros rigorosamente selecionados. Todas as oportunidades estão disponíveis no site Sesc Viagens (clique aqui para conhecer).

Sobre o Trabalho Social com Grupos do Sesc

O Trabalho Social com Grupos do Sesc visa a criação de espaços, através de grupos socioeducativos, proporcionando alternativas para que os participantes se sintam valorizados e empoderados. A convivência com pessoas da mesma faixa etária ou, com objetivos comuns, em determinado espaços busca promover o aprimoramento das relações familiares, comunitárias e sociais, do sentimento de pertencer e participar, se identificar e integrar, compartilhando objetivos e interesses. Os grupos trabalham questões como, relações interpessoais, convivência social, o fortalecimento das relações pessoais, vinculados a temas específicos como a estimulação da memória, trabalho voluntário, inclusão e aperfeiçoamento digital, empreendedorismo, entre outros. O cronograma completo com os horários e grupos disponíveis em cada Unidade estão disponíveis em www.sesc-sc.com.br.

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .