Mutirão pela Sustentabilidade no Sesc Comunidade


13/06/2019 - Atualizado em 13/06/2019 - 518 visualizações

No dia 08 de junho (Dia Mundial dos Oceanos) o Sesc Santa Catarina realizou ações de mobilização comunitária relacionadas a semana mundial do meio ambiente. A programação ocorreu nos espaços do projeto Sesc Comunidade em Palhoça, São José, Joinville, Penha, Irani e Forquilhinha, reunindo no total 570 participantes.

A ação envolveu a participação de voluntários, parceiros e da comunidade local por meio de um planejamento participativo para construção de espaços coletivos com materiais reaproveitados. A proposta central é desenvolver a capacidade e criatividade humana, valorizar os recursos da natureza para utilização de forma mais sustentável, por meio das práticas do reaproveitamento de materiais. Na programação deste dia, também foram realizadas oficinas, orientações e ações lúdico-educativas, relacionadas à temática da educação ambiental, sustentabilidade e cooperação.

Esta ação está alinhada com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, contribuindo para uma sociedade mais justa e sustentável:


São José
Com sobras de madeira e carretéis de fiação de luz e outras doações, foram construídos bancos para o espaço externo de convivência no Sesc Comunidade em São José. Também realizam uma oficina criativa para criação de bolsas e capas de almofadas com reaproveitamento de tecidos doados. Os participantes da ação receberam orientações sobre energia solar e educação financeira. E uma ação permanente foi aderida pela comunidade: Campanha de arrecadação de tampinhas plásticas do Projeto ECOPET, com ponto de coleta fico no Sesc Comunidade São José.

Irani
Os participantes do Sesc Comunidade Irani e parceiros locais realizaram a distribuição de 400 mudas frutíferas para a comunidade. E durante a semana, os alunos participarão de uma oficina de plantio de flores e re aproveitamento de pneus.

Forquilhinha
Uma Horta Comunitária foi iniciada pela comunidade, com plantio de 100 mudas de temperos, que será finalizada durante a semana. As crianças puderam participar de uma Gincana de materiais recicláveis, oficina de construção de brinquedos e bonecos ecológicos. Também realizaram uma oficina de bolsas utilizando lonas de banners descartados.

Palhoça
Utilizando pallets doados e madeiras de sobras de construção, os participantes do projeto Sesc Comunidade participaram da oficina de reaproveitamento construíram bancos para o espaço externo de convivência da quadra.

Penha
Os participantes puderam participar de uma palestra sobre preservação do Meio Ambiente e colocar em prática parte do conhecimento com a criação de uma Horta Comunitária, utilizando mudas doadas e reaproveitamento de pneus e garrafas pet.

Joinville
A comunidade local fez a doação de três geladeiras sem funcionamento e foram transformadas em uma “Geladoteca”, utilizando as geladeiras para compartilhamento de livros. Também se envolveram na manutenção da horta comunitária, criada no ano passado, e realizaram o plantio de árvores, onde cada participante “adotou” uma árvore plantada. Uma palestra sobre a alimentação e oficinas complementaram a programação no Sesc Comunidade Joinville.

Confira abaixo alguns depoimentos:

Lilian Arns, superintendente da Fundaf, Forquilhinha

Agradecemos ao Sesc por todo o apoio nessa tarde de atividades em prol do meio ambiente, em nome da Fundação Ambiental do Município e também da Associação de Catadores (ACAFOR), que veio aqui pra realizar atividades junto com a Fundaf, junto com toda a estrutura do Sesc, em busca de um meio ambiente melhor para a nossa cidade. O nosso muito obrigada ao Sesc e à toda a comunidade do bairro Santa Cruz.

Karla Eyng, moradora do Bairro Santa Cruz, Forquilhinha

Adorei participar desse evento do Sesc do meio ambiente. Eu adorei as oficinas, os meus filhos também participaram das oficinas com muita informação, sobre reciclagem, sobre vários temas relacionados ao meio ambiente. Foi bem divertido, bem legal mesmo e acho que tem que ter sempre eventos desse porte. Os profissionais bem atenciosos com a gente.

Vera Rosani Kusiaki, São José

Participar e ver meus filhos também ajudando no Projeto voluntário foi muito prazeroso, satisfatório, maravilhoso. São iniciativas que ajudam muito as pessoas terem consciência que é necessário reciclar, para termos um futuro melhor para todos.

Jandira F. Arndt, participante, São José

Agradeço muito pelo aprendizado que tive neste sábado ao participar das oficinas realizadas pelo Sesc Comunidade, gratidão as pessoas que se dispuseram a nos doar seu sábado para transmitir seus conhecimentos gratuitamente, as bolsas ficaram lindas e o aprendizado sobre finanças foi ótimo. Obrigada a todos! Obrigada Sesc! 

Kessidy Osni Madeira e Marta Fagundes de Sousa Madeira, oficineiros em São José

Tivemos o sentimento de estarmos contribuindo para o meio ambiente, sendo bom mordomo do nosso Planeta. Ser voluntário foi gratificante. Pensar no cuidado com o meio ambiente de forma sustentável é poder ajudar o planeta a ser preservado para nossos filhos e futuras gerações. Agradecemos a oportunidade que o Sesc nos concedeu.

Marione T. P. de Mello, participante em São José

Participo regularmente de algumas atividades oferecidas pelo Sesc Comunidade. No último sábado tive o prazer de participar de mais um evento com minha filha, onde obtive informações sobre energia solar dirigida por profissionais, informações sobre educação financeira e também aprendi a fazer uma bolsa. Minha filha ficou envolvida com a separação das tampinhas para reciclagem que será revertida para campanha de castração animal. Muito obrigada por ter nos oportunizado este dia! 

Jadielson Cipriano e Jéssica Cipriano, parceiros responsáveis pela “Geladoteca” em Joinville

Nós só temos é que agradecemos ao Sesc por nos proporcionar essa experiência. Esse projeto de Geladoteca era uma coisa que já havíamos pensado em executar nos tempos da faculdade, mas não foi possível na época. Mas agora com a ajuda do Sesc e da comunidade conseguimos tirar do papel essa ideia. E o sentimento que fica é sem sombra de dúvidas a gratidão e o orgulho de poder contribuir para que pessoas tenham acesso facilitado ao conhecimento e ao universo da leitura. Vimos algumas crianças sentadas lendo nossos livros da Geladoteca, e isso é muito gratificante. Penso que foi e continuará sendo um sucesso esse projeto para a comunidade! 

Henrique Kühne, historiador e fundador do conselho local de saúde do Vila Nova, em Joinville

Se um homem plantar uma árvore será somente uma árvore, mas se todos os homens plantarem uma árvore, será uma floresta.

Celso, participante em Penha

Sou ex-comerciário, na minha cidade pagamos para usar o Sesc, aqui temos muitas atividades e, gratuitas, venho com o coração cheio de alegria fazer parte desse mutirão para revitalizar esse espaço que é lindo, tornando-o mais lindo ainda.

Ivonete, participante em Palhoça

Quando era jovem ajudava meu pai que era marceneiro nos seus trabalhos. Isso que está sendo feito eu sei tudo, é muito bom poder ajudar e passar o conhecimento para algo que será utilizado por todos nós.


Oficina confecção de bolsa em São José

Participantes em São José

Participantes em Penha

Parceiros em Irani

Palestra em Joinville

Orientações energia solar em São José

Oficina em Penha

Oficina de bonecos em Forquilhinha

Oficina de bolsas com banner em Forquilhinha

Construção dos bancos em São José

Oficina com pallets em Palhoça

Horta em Joinville

Gincana em Forquilhinha

Geladoteca em Joinville

Espaço em São José

Criação do espaço em Palhoça

Criação da horta em Penha

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .