Música, integração e muita energia marcam o Encontro 60+, realizado em duas edições


13/11/2019 - Atualizado em 14/11/2019 - 565 visualizações

Programação de destaque da área de Trabalho Social com Grupos do Sesc Santa Catarina, o  Encontro 60+ foi realizado em duas edições neste ano. A primeira foi realizada entre os dias 29 a 31 de outubro, na Pousada Rural Sesc Lages, com participação de 110 integrantes de oito Unidades Sesc: Balneário Camboriú, Brusque, Florianópolis (Ingleses), Itajaí, Joaçaba, Laguna, São João Batista e Tijucas. A segunda aconteceu de 11 a 13 de novembro, no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, com 220 participantes de 19 Unidades Sesc Araranguá, Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Florianópolis (Estreito), Florianópolis (Prainha), Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Mafra, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão e Xanxerê.

O evento promoveu a integração, a socialização, contou com apresentação cultural e oficinas de: saúde vocal; gincana musical; dança de salão; sons e memórias; e musicoterapia. Além do esperado "The Vovoice", um show de talentos inspirado em programa de TV, confraternizações temáticas e um passeio de barco pela Ilha.

A programação foi construída a partir da temática "Cantoria" que utiliza a música como meio de desenvolver a autonomia e protagonismo social. A Instituição acredita que a música pode atuar de uma maneira extremamente positiva na vida dos idosos, contribuindo para criatividade, expressão, memorização, capacidade de organização e raciocínio, bem como em uma maior conscientização vocal, corporal, o que se reflete em qualidade de vida.

Acompanhamos o evento em Florianópolis, e entre os participantes encontramos a Mirian (55) e sua família. Conectada ao seu smartphone, que filmava, fotografava, e registrava tudo. Ao seu lado, Maria Dilma (71 anos) sua tia. 

No outro lado do salão estavam os pais de Mirian: Jaime Correa (78) e Maria de Lourdes (76). Esta irmã de Maria Dilma. A família de Mafra veio em peso prestigiar a programação. “Estamos amando tudo isso. Não vejo a hora de poder me programar para participar das próximas edições”, declarou Jaime.


“Isso aqui está muito bom. Uma delícia!”, comenta o Sr. Nilton Santos Freitas, 73 anos, e a esposa Cleumar Rocha Morais, de 65 anos, de Araranguá, que aplaudiam a interpretação dos colegas no palco.

“Estou aproveitando muito este evento. É tanta coisa boa, que tenho mais que ficar de pé para ver tudo!”, complementa dona Albertina Bittencourt, de Tubarão.


"A idade biológica das pessoas está se estendendo cada vez mais, e com esta nova realidade, projetos como o Encontro 60+ são importantes para promoção do autoconhecimento, o networking e a integração. É preciso pensar 'fora da caixa' para ir além daquele formato tradicional de atividades para grupos de longevos. A longevidade é um fato que está aí e estará cada vez mais presente, se fazendo urgente enxergar além dos problemas. Adotar um estilo de vida saudável e sociável e manter-se ativo física e mentalmente com pensamentos positivos, são componentes que interagem na promoção da qualidade de vida e no desafio de garantir um envelhecimento com qualidade”, destaca Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde e Assistência do Sesc Santa Catarina.


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .