Mesa Brasil Sesc SC não para


09/04/2020 - Atualizado em 17/04/2020 - 877 visualizações

O programa Mesa Brasil Sesc, que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos, segue operando em Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages e na Grande Florianópolis, garantindo a arrecadação e distribuição dos alimentos doados por parceiros em 70 municípios. O Sesc intensificou a atuação da rede de solidariedade com a Campanha Emergencial: Mesa Brasil Sesc x Covid-19, com pontos de coleta instalados em 28 supermercados, com o apoio da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza ambiental para serem distribuídos nas instituições sociais cadastradas no programa, que atendem pessoas em vulnerabilidade social. Os pontos permanecerão disponíveis até o dia 17 de abril, prazo que poderá se estender. 

Desde o dia 26 de março, foram arrecadados 212 Kg de alimentos nos pontos de coleta, e 60.118 Kg de alimentos por meio das rotas de colheita urbana e Central de Abastecimento de Alimentos do Estado. O programa vem buscando mapear grupos e comunidades que estão em maior vulnerabilidade, articulando-se também com a Secretaria Estadual de Segurança Alimentar Nutricional de SC. Por meio de uma parceria nacional com a Monedelez, o Mesa Brasil Sesc Santa Catarina receberá nas próximas semanas uma grande doação de ovos de Páscoa.

As equipes do Mesa Brasil Sesc colocaram em prática um plano de ação, estabelecido especificamente para o enfrentamento do Coronavírus, que contempla orientações detalhadas sobre os procedimentos de segurança e equipamentos de proteção individual (EPIs) obrigatórios em cada etapa do processo, em conformidade com a recomendações das autoridades de saúde para conter a pandemia, e visa suprir nesse momento as principais necessidades das instituições sociais cadastradas, com foco também na identificação de outros grupos e comunidades locais que possam estar em situação de vulnerabilidade, melhorando o acesso destas pessoas, famílias e comunidades à uma alimentação adequada e saudável.

A colheita urbana, modalidade desenvolvida pelo Mesa Brasil Sesc Santa Catarina, constitui uma prestação de serviço essencial a toda sociedade nesse momento, especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Com esta atividade, evitamos que os distribuidores, supermercados, centrais de abastecimento e outros estabelecimentos desperdicem alimentos, fazendo a colheita dos excedentes de produção, que são próprios para consumo, e distribuindo esses alimentos para instituições sociais sem fins lucrativos, acompanhando e orientando essas instituições.

Ao todo, são mais de 500 instituições sociais cadastradas em Santa Catarina, como lares de idosos, abrigos para menores, centros de educação infantil, centros de recuperação de dependentes químicos, Pastorais da Criança, entre outros, cujas necessidades específicas desse momento estão sendo apuradas pelas equipes do Sesc, via rede de comunicação virtual já existente nas rotinas do Mesa Brasil, para que que poder identificar e suprir adequadamente as necessidades, sem riscos e sem desperdício! O Mesa Brasil Sesc é um programa de segurança alimentar e apoio social, constituído de uma rede de Bancos de Alimentos e Colheita Urbana que atua há 17 anos no combate à fome e ao desperdício em todos os estados do Brasil. Em Santa Catarina, as sedes ficam em São José (dentro da Ceasa), Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages.

A missão deste programa é “contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”. O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação). Clique aqui para mais informações.


Confira os pontos de coleta e as instituições que serão beneficiadas com esta ação em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/campanha-emergencial-mesa-brasil-sesc-covid19

PONTOS DE COLETA

FLORIANÓPOLIS
1. ANGELONI - BEIRA MAR
2. ANGELONI - SANTA MÔNICA
3. ANGELONI - CENTRO
4. ANGELONI - JARDIM ATLÂNTICO
5. ANGELONI - CAPOEIRAS
6. HIPER BOM - CENTRO 

SÃO JOSÉ
1. BRASIL ATACADISTA - SERTÃO DO IMARUIM

PALHOÇA
1. BRASIL ATACADISTA - PALHOÇA

BIGUAÇU
1. BRASIL ATACADISTA - BIGUAÇU

JOINVILLE E JARAGUÁ DO SUL
1. GIASSI - AMÉRICA
2. GIASSI - BUCAREIN
3. CONDOR - AMÉRICA
4. COOPER - VILA NOVA (JARAGUÁ DO SUL)
5. COOPER - BARRA (JARAGUÁ DO SUL)
6. COOPER - CENTRO (JARAGUÁ DO SUL)
7. COOPER - TUPY (JOINVILLE)

CHAPECÓ
1. SUPER MOURA - CENTRO
2. SUPER MOURA - EFAPI
3. SUPER MOURA - JARDIM DO LAGO
4. SUPER MOURA - PASSO DOS FORTES
5. SUPERMERCADO CRISTO REI - SANTO ANTÔNIO
6.ALA SUPERMERCADO - ESPLANADA
7. ALA SUPERMERCADO- SÃO CRISTOVÃO
8. ALBERTI SUPERMERCADO PASSO DOS FORTES
9. CELEIRO CENTER
10. CELEIRO ITÁLIA
11. CELEIRO NORTE

BLUMENAU
1. COOPER - GARCIA
2. COOPER - ÁGUA VERDE
3. COOPER - VILA NOVA
4. COOPER - MAFISA

LAGES
1. BISTEK
2. MYATÃ - COPACABANA
3. MYATÃ - CORAL
4. FORT - ATACADISTA
5. STOK - CENTER




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .