Mesa Brasil Sesc SC distribui mais de um milhão de quilos de alimentos de março a agosto deste ano


21/08/2020 - Atualizado em 21/08/2020 - 845 visualizações

Passados cinco meses desde que fomos surpreendidos pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) o programa Mesa Brasil Sesc Santa Catarina segue com forte atuação no combate à fome e ao desperdício de alimentos, e só nesse período já distribuiu 1.028.142 Kg de alimentos para 389 instituições sociais cadastradas em 60 municípios do Estado (dados de 26 de março a 18 de agosto de 2020).

Desde o começo do ano, já foram 1.696.553 Kg de alimentos distribuídos para 500 instituições sociais, mas parte dessas delas estão com os atendimentos temporariamente suspensos. As equipes do programa mapearam aquelas que são de longa permanência e as que poderiam continuar entregando os alimentos para as famílias, mesmo com o atendimento suspenso, e também realizou o cadastramento de novas instituições que estão atendendo pessoas em vulnerabilidade social neste momento.

De acordo com Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em estudo realizado com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Covid-19, o desemprego pode ter atingido 17% dos catarinenses em maio, retratando a perspectiva de uma realidade de muitas dificuldades, que deverá se estender no período pós-pandemia.

ATENÇÃO: Mesa Brasil Sesc não faz cadastro de pessoas para recebimento domiciliar de cestas básicas. Esta informação é falsa. Não compartilhe e não forneça seus dados com esta finalidade.

Confira abaixo alguns depoimentos de pessoas e instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc:

Regina Aparecida Eberle, gerente de marketing da Cooper

A Cooper se sente orgulhosa de ser parceira de um programa tão bonito quanto o Mesa Brasil Sesc, que há tantos anos contribui para que os alimentos possam chegar a todos que precisam. Nós sabemos que no mundo não faltam alimentos, o que falta é o repasse, a distribuição para aqueles que mais necessitam, e o Mesa Brasil Sesc faz isso com excelência há muitos anos. A Cooper é parceira deste programa desde 2013 em Blumenau e Jaraguá, chegamos em Joinville, e somos imensamente honrados de poder participar com este programa. 

Rita, assistente social da Casa da Esperança em Blumenau, que atende crianças e adolescentes na região do bairro Garcia

Programa Mesa Brasil Sesc sempre foi muito importante para o público da Casa da Esperança (crianças, adolescentes e suas famílias), mas na situação atual da pandemia que estamos vivenciando, o Mesa Brasil Sesc se tornou para as famílias atendidas um diferencial, pois é uma forma segura de acessar com garantia o direito a alimentação. Considerando que muitas famílias atendidas foram privadas desse direito, uma vez que perderam sua fonte de renda (trabalho). Hoje as ações do Mesa Brasil Sesc e de sua equipe se tornaram  fonte de esperança para estas famílias que recebem alimentos, produtos diversificados e orientações, cuidados de prevenção e proteção. Isso tudo certamente vem suprir grande parte de suas necessidades.

Giselle Stelle Cunha, fundadora da Casa São Felipe Néri, em Blumenau

Agradeço em nome das nossas crianças e adolescentes por toda a diferença que a equipe do Mesa Brasil Sesc vem fazendo nos últimos tempos, principalmente nesse período de pandemia e isolamento social. Sabendo que as nossas crianças fazem suas principais refeições na entidade e o que nesse momento não é possível, nossa maior preocupação é fazer chegar na mesa das famílias "o alimento" e não conseguiríamos se não fosse por vocês "MESA BRASIL SESC". Como fundadora e coordenadora da Casa de Acolhida São Felipe Néri o nosso muito obrigado! Que possamos continuar nessa caminhada por um mundo melhor, mais justo, combatendo a fome e que o amor seja nossa principal força para as dificuldades encontradas no dia a dia.

Mônica, mãe do Lucas, família acompanhada por instituição social atendida pelo Mesa Brasil Sesc Joinville

Eu era professora antes de ter meu filho Lucas, que nasceu com uma doença chamada AME (Atrofia Muscular Espinhal – tipo II) e não pude mais trabalhar para ficar cuidando dele. Teve um tempo que passamos bastante dificuldade, muitas pessoas nos ajudaram até a gente encontrar a Ação Social da Santa Luzia, que vem nos ajudando muito juntamente com o Mesa Brasil Sesc. Hoje estamos aqui para agradecer, do fundo do coração, pelo trabalho que vocês fazem, quase tudo o que tem na nossa mesa hoje é por conta da Ação Social e do Mesa Brasil Sesc.

Os parceiros doadores que integram a rede Mesa Brasil Sesc, sempre firmes no propósito de exercer a responsabilidade social e combater o desperdício de alimentos, mais uma vez mostraram a solidez do trabalho junto ao Sesc, dedicando especial atenção à doação de seus excedentes e apoiando a campanha emergencial promovida pelo programa Mesa Brasil Sesc.

Registramos e agradecemos abaixo alguns dos principais destaques desta parceria:

  • Rede Supermercadista de todo o Estado, que compõe as rotas diárias de colheita urbana das cinco sedes do programa em 79 estabelecimentos, que juntos já doaram mais de 200 toneladas de alimentos neste ano, além de participarem da campanha emergencial do Sesc com 43 pontos de coleta, onde já arrecadamos 34 toneladas de alimentos não perecíveis;
  • Central de Abastecimento de Alimentos de Santa Catarina (Ceasa SC, sendo integrada por todos os seus boxistas e permissionários), onde atualmente está instalada a sede do Mesa Brasil Sesc que atende a grande Florianópolis, sendo possível a distribuição diária de cerca de 4 toneladas de hortifrutis;
  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis – Ibama, que por meio da parceria com o Sesc viabilizou a distribuição de 69 toneladas de pescados somente neste ano;
  • MBrower de Itajaí, que neste ano já doou 49 toneladas de batatas pré-fritas;
  • Gomes da Costa, que este ano já doou 22 toneladas de atum e sardinha enlatados;
  • Mondelez, que doou mais de 26 mil ovos de Páscoa;
  • Kellogs/Parati, que este ano já doou 36 toneladas de alimentos não perecíveis para as Unidades do Mesa Brasil Sesc Chapecó e Joinville;
  • 1° Registro de Imóveis de Joinville, com a doação de serviços de transporte para grandes doações e apoio à campanha;
  • Transportadora Gral de Chapecó, com a doação de serviço de transporte de grandes cargas;
  • Todas as 500 instituições sociais cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc em 59 municípios do Estado, que por meio de seus colaboradores e voluntários fazem o alimento chegar nas mesas de quem precisa;
  • Todos os demais parceiros de longa data ou que dia a dia vão sendo acrescentados a esta grande rede!

Mesa Brasil Sesc

A missão do programa Mesa Brasil Sesc é “contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.

O Mesa Brasil Sesc integra a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação). Clique aqui para mais informações.

Contexto legal da Segurança Alimentar:

A Lei Orgânica de Segurança Alimentar, a Losan/06 (lei 11.346/06), define segurança alimentar como o “acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que seja ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentável”, trazendo um conceito mais abrangente, saudável, humano e sustentável, para o que se considera uma alimentação adequada.

A alimentação é um dos pontos de partida para o pleno exercício da cidadania, possivelmente é a necessidade mais básica e essencial, mas somente em 2010 (após a Losan) foi incluída no artigo 6 da Constituição Brasileira por meio da Emenda Constitucional 64/2010, sendo reconhecida como um direito social, assim como educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados.

Colaboração: Letícia Zago, nutricionista do Mesa Brasil Sesc - Departamento Regional do Sesc Santa Catarina.



Equipe começando a rota de colheita em Blumenau

Coleta de doação rede Cooper

Colheita direto no campo, em Lages

Descarregamento de 6 caminhões (3,9 toneladas) de alimentos doados pela Kellogs - Voluntários da Pastoral da Criança

Descarregamento de doações do parceiro Cantu, na sede do Mesa Brasil Sesc Chapecó

Distribuição de pescados - Ibama

Entrega Apae Blumenau - Instituição está sem atendimento, mas segue entregando os alimentos para as famílias dos alunos

Entrega Apae, José Boiteux

Entrega Apae, de Navegantes

Entrega Associação Beneficente Renascer - Irmã Ana Maria, de Joinville

Entrega Instituição Recicla, de Joinville

Entrega Instituto Conforme, de Joinville

Entrega Instituto Sorrir para Down, de Blumenau

Recebimento doações Kellogs em Joinville

Sesc e Ibama

Mesa Brasil Sesc São José

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .