Mesa Brasil Sesc São José recebe Selo Projeto Sustentável


17/12/2019 - Atualizado em 17/12/2019 - 458 visualizações

O programa Mesa Brasil Sesc São José recebeu o Selo Projeto Sustentável do Departamento Nacional do Sesc, por meio do programa Ecos, pelas práticas adotadas pela equipe na sede do programa. A certificação emitida em novembro é válida por dois anos e comprova a execução de ações de sustentabilidade corporativa, que pode ser definida como um conjunto de ações, que asseguram o sucesso do negócio a longo prazo, gera resultados, ao mesmo tempo em que contribui para a equidade social e redução dos danos ao meio ambiente.

A certificação foi feita no Mesa Brasil Sesc São José, baseada nos relatos registrados dos funcionários, que são analisados por especialistas em sustentabilidade, sem auditorias de terceira parte, através de processo avaliativo tendo como base a matriz de sustentabilidade – composta por 15 critérios, que tem como objetivo de reconhecer e estimular a adoção de premissas sustentáveis fundamentadas no triple bottom line (tripé da sustentabilidade: social – tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade; ambiental; e financeiro).

Sustentabilidade no Sesc

O conceito de sustentabilidade tem relação direta com o bem-estar social, que se traduz na missão do Sesc. Trabalhar por uma sociedade mais sustentável é um compromisso que a instituição assumiu e que, ao longo dos anos, vem se desdobrando em uma série de ações desenvolvidas em todo país. A preservação do meio ambiente, o fortalecimento da cidadania, o empenho por uma cultura mais igualitária são parâmetros utilizados no desenvolvimento dessas ações, que visam difundir e incentivar uma maior consciência na população sobre a importância da adoção de hábitos sustentáveis.

Esse trabalho começa junto aos funcionários do Sesc em todo país, que atuam como agentes multiplicadores. As práticas sustentáveis se fazem presentes no dia a dia das Unidades e são levadas ao público não apenas em ações específicas, mas também no ambiente e atitudes da rotina de trabalho. Esse processo teve como marco a implantação do Ecos – Programa de Sustentabilidade, criado em março de 2010. Direcionado ao público interno da CNC, Federações do Comércio, Sesc e Senac, consiste em um conjunto de ações planejadas e checadas continuamente, para conscientização dos funcionários, otimização dos recursos e mitigação dos impactos socioambientais relacionados às atividades das instituições.

Fonte: http://www.sesc.com.br/portal/sesc/Sustentabilidade/

+Sobre o Mesa Brasil Sesc

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício é certificado pela Global Foodbankig Network e está alinhado ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS): 2, 12 e 17. O programa de segurança alimentar e nutricional, composta por 91 unidades, que atendem 602* municípios no país.

O Mesa Brasil Sesc existe desde 1994 e, só em 2019, de janeiro a setembro arrecadou 28.690.689* toneladas de alimentos, beneficiando neste mesmo período 1,4* milhão de pessoas atendidas em instituições assistenciais cadastradas. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um programa de segurança alimentar e nutricional, baseado em ações educativas e de coleta e distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo.


*Fonte: Departamento Nacional do Sesc, de janeiro a setembro 2019.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .