Mesa Brasil Sesc recebe 1,1 mil tonelada de alimentos da Ceasa/SC em 2020


19/03/2021 - Atualizado em 26/03/2021 - 574 visualizações

O programa Mesa Brasil Sesc-SC recebeu 1.107.707,85 quilos de alimentos dos produtores rurais, permissionários e boxistas que comercializam seus produtos nas Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina – Ceasa/SC, em São José, no ano de 2020.

Desse volume de alimentos doados foram aproveitados 1.035.618,22 quilos (93% do total) pelo programa Mesa Brasil Sesc-SC. As frutas, verduras e legumes cedidos auxiliaram na complementação das refeições de 142 instituições sociais sem fins lucrativos cadastradas no programa, beneficiando 25 mil pessoas em situações de vulnerabilidade social na Grande Florianópolis.

O momento é oportuno para refletirmos sobre como as nossas ações individuais e coletivas, enquanto cidadãos, famílias, comunidades e empresas, podem contribuir para ampliar o acesso das pessoas aos alimentos, especialmente neste momento em que percebemos o agravamento da insegurança alimentar no mundo todo. “Nós temos dados da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Alimentação e Agricultura (FAO), da Embrapa e de outros órgãos, que convergem para a informação de que 1/3 de todo alimento produzido no mundo é perdido ou desperdiçado ao longo da cadeia produtiva, desde o plantio da matéria prima até o consumidor final", relata a nutricionista do Mesa Brasil Sesc-SC, Letícia Zago.

Em contrapartida a última pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que em 2017 e 2018 o Brasil tinha 3,1 milhões de domicílios com insegurança alimentar grave, e que metade das crianças menores de 5 anos do nosso país, que somavam na época 6,5 milhões de crianças, viviam em lares com algum grau de insegurança alimentar, ou seja, são pessoas que não tiveram acesso regular e permanente aos alimentos em 2017 e 2018”, destaca a profissional.

E isso é muito sério, esse contraponto entre o desperdício e a escassez é impactante, “somos um dos países que mais produz alimentos no mundo, e temos um compromisso enquanto cidadãos de agir naquilo que está ao alcance de cada esfera, pessoas, famílias, comunidades, empresas, em todos os âmbitos é possível ter um olhar sobre consumo consciente e solidariedade”, ressalta Letícia.

Mesmo com os desafios e as limitações impostas pela pandemia, o programa Mesa Brasil Sesc-SC manteve suas atividades e se mostrou essencial para a segurança alimentar e apoio social das pessoas cadastradas.

Mesa Brasil Sesc-SC e Ceasa/SC: uma parceria de sucesso

O Sesc em Santa Catarina firmou em 2017 um importante termo com um de seus grandes parceiros, a Ceasa/SC (Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina), maior centro de distribuição de hortifruti do Estado, para arrecadação de alimentos ao programa Mesa Brasil Sesc, que atua no combate à fome e ao desperdício.

Desde 2003 instalado na Unidade Sesc Estreito, em Florianópolis, o programa ganhou um espaço dentro da Ceasa, em São José, que passou a ser a nova sede na Grande Florianópolis. A Ceasa/SC faz a intermediação da doação dos alimentos, oferece soluções de infraestrutura, logística e conscientização para estimular que os usuários da central evitem o desperdício de alimentos e façam a doação para quem precisa. Os alimentos arrecadados em perfeitas condições de consumo são encaminhados para instituições sociais e famílias carentes cadastradas no Mesa Brasil Sesc-SC.

Mesa Brasil Sesc


O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão “contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.

Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Durante a pandemia, o Sesc Santa Catarina intensificou o combate à fome no Estado por meio do Mesa Brasil Sesc. De janeiro a dezembro de 2020, o programa distribuiu 2.853.193 Kg de alimentos, doados por 423 empresas parceiras, beneficiando 97.874 pessoas, atendidas por 540 instituições sociais em Santa Catarina. Através do trabalho, desenvolvido nas sedes em São José, Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages, a rede de solidariedade alcançou 60 municípios catarinenses. Em 2020 o Mesa Brasil Sesc-SC foi vencedor do Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2020, na categoria Participação Comunitária.

O programa é certificado pela Global Foodbanking Network (GFN), órgão internacional que apoia bancos de alimentos em todo o mundo. As ações desenvolvidas estão alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

Para saber mais entre em contato com o Mesa Brasil Sesc-SC através do número: 0800 643 43 63.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .