Mesa Brasil Sesc distribui 18 mil aves natalinas para famílias em vulnerabilidade social


04/12/2019 - Atualizado em 17/12/2019 - 474 visualizações

Em um mundo onde cerca de 820 milhões de pessoas sofrem com a falta de comida, conforme relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a quantidade de alimento que ainda é desperdiçada representa um grave desafio a ser superado. Uma recente pesquisa entre Brasil e União Europeia, realizada pela Embrapa e Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), revelou que a família brasileira desperdiça cerca de 128 quilos de comida por ano, o que corresponde uma média de 41,6 quilos por pessoa.

Por isso, continua sendo urgente o trabalho desenvolvido há 16 anos pelo Mesa Brasil Sesc, programa que atua no combate à fome e ao desperdício, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade em todo o país. Entre os dias 27 de novembro e 21 de dezembro, o Sesc realiza a distribuição das aves doadas pela BRF na campanha “Chegou a generosidade do Natal”.

As equipes do Mesa Brasil Sesc entregarão em mãos o prato principal da Ceia de Natal para 18 mil famílias catarinenses em situação de vulnerabilidade social, que são atendidas nas instituições sem fins lucrativos cadastradas no programa. A previsão é de que mais de 70 mil pessoas sejam contempladas por este ato solidário que reafirma o compromisso social do Sesc.

A BRF disponibilizou 250 mil aves para 18 estados brasileiros. Em Santa Catarina, serão 5.802 aves distribuídas para a região da grande Florianópolis, 4.998 aves para a região de Joinville, 3.198 aves para a região de Blumenau, 2.502 aves para a região de Chapecó e 1.500 aves para a região de Lages.

Para a realização da campanha, todas as equipes do programa estão envolvidas, mobilizando parceiros e voluntários dispostos a exercer a responsabilidade social por meio do Mesa Brasil Sesc. Os parceiros que disponibilizarão transporte e armazenamento das aves durante a Campanha são: Primalta Comércio de Frutas e Verduras (Grande Florianópolis), GMAD Madville e Registro de Imóveis de Joinville (Joinville), Transportadora Gral (Chapecó), Martin Brower Brasil e Rede Cooper (Blumenau), Cooperativa Ecosserra e Distribuidora Havita (Lages).

A campanha promoverá o acesso dessas famílias ao alimento que é considerado o símbolo do Natal, levando-as ao pertencimento da cultura alimentar e inclusão social, contribuindo solidariamente para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.

A rede nacional de bancos de alimentos tem como base ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo. Em Santa Catarina, de janeiro a outubro de 2019, as doações dos com 476 parceiros somaram 2.650.067 Kg de alimentos que foram distribuídos para 491 instituições sociais sem fins lucrativos cadastradas no programa em 70 municípios, beneficiando 76.741 pessoas atendidas.

“A alimentação é direito fundamental de todo o cidadão. E nossa rede de solidariedade vem garantindo a segurança alimentar e nutricional de muitas pessoas em vulnerabilidade social, complementando suas refeições, e evitando que alimentos ainda próprios para o consumo sejam descartados”, salienta Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde e Assistência do Sesc-SC.

Junto com o trabalho de distribuição, o Mesa Brasil Sesc promove cursos, oficinas e palestras para difusão de conhecimentos, troca de informações e experiências junto aos profissionais, voluntários e beneficiários das entidades sociais. Tais ações educativas têm como objetivo promover a alimentação adequada, a educação alimentar e fortalecer as instituições assistidas. Neste ano, já foram realizadas 646 ações educativas.

+Sobre o Mesa Brasil Sesc
O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício é certificado pela Global Foodbankig Network e está alinhado ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS): 2, 12 e 17. O programa de segurança alimentar e nutricional, composta por 91 unidades, que atendem 602* municípios no país.

O Mesa Brasil Sesc existe desde 1994 e, só em 2019, de janeiro a setembro arrecadou 28.690.689* toneladas de alimentos, beneficiando neste mesmo período 1,4* milhão de pessoas atendidas em instituições assistenciais cadastradas. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um programa de segurança alimentar e nutricional, baseado em ações educativas e de coleta e distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo.

*Fonte: Departamento Nacional do Sesc, de janeiro a setembro 2019.




0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .