Mandala foi tema de estudo do “Conecta 60+” do Sesc São Miguel do Oeste


20/07/2021 - Atualizado em 20/07/2021 - 795 visualizações

O movimento do universo é circular, nossa origem intrauterina é em formato de círculo, nossos olhos são circulares. Foi com inspiração neste formato geométrico, que os participantes do projeto “Conecta 60+” do Sesc São Miguel do Oeste iniciaram o estudo, no mês de junho, das mandalas.

Mandala significa círculo em palavra sânscrito – uma língua morta de raízes indianas, presente em muitas culturas por todo o mundo. Também possui outros significados, como círculo mágico ou concentração de energia, e universalmente é o símbolo da integração e da harmonia, proporcionando avanços na busca pelo autoconhecimento, além de causar um equilíbrio emocional e a paz interior.

Também foi utilizada pelo estudioso suíço Carl Jung (1875-1969) para explicar a psiquê humana. Jung fazia uma analogia entre a composição da mandala e os três níveis de consciência que temos. O ponto central dela é identificado com o self, a essência do nosso ser, do qual tudo converge ou irradia. As primeiras figuras seriam o inconsciente pessoal e, finalmente, as bordas mais afastadas seriam o inconsciente coletivo.

A proposta lançada, aos participantes do “Conecta 60+” do Sesc São Miguel do Oeste, após os descritivos teóricos foi colocar em prática a experiência de produzir uma mandala utilizando elementos muito simples, do cotidiano.

Os benefícios de fazer uma mandala são muitos. Confeccionar significa ficar concentrado numa tarefa específica e assim pode canalizar sua atenção, dessa forma, entra num estado de concentração. Desta forma, os participantes exercitaram sua criatividade e seu poder de decisão ao lidar com a escolha de cores e padrões geométricos distintos.

Elas são usadas há séculos como forma de melhorar a concentração e apresentam benefícios reais. Com isso, criar os desenhos pode ajudar a diminuir a ansiedade e estresse, ajudando a melhorar a qualidade de vida. Outro ponto muito positivo é que, por causa do seu viés espiritual, elas podem ser de grande auxílio para quem busca uma iluminação, conforme é possível conferir em muitos vitrais expostos pelo cristianismo nas igrejas, na utilização pelos hinduístas e budistas, entre outras cultuações ao divino. Já para quem apenas deseja um novo hobby, elas podem ser um ótimo treino das habilidades.

Ficou interessado? Saiba alguém que gostaria de participar? Os encontros são on-line e para quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre o Conecta 60+ clique aqui

Colaboração: Daiane Rossetti, instrutora de Trabalho Social com Grupos e Adriana Brustolin, técnica de Assistência e Cultura do Sesc São Miguel do Oeste.




Encontro "Conecta 60+"

Encontro "Conecta 60+"

Mandala - Amélia Bach Neuman

Mandala - Marli Trevisan Peiter

Mandala - Cenilda Pires Lorenzini

Mandala - Leonilda Rita Slaviero Licheski

Mandala - Mary Otilia Foppa

Mandala - Anita Maria Hammes

Mandala - Amélia Bach Neuman

Mandala - Neli Lucia Thiel Giehl

Mandala - Anita Maria Hammes

Mandala - Miraci Ribeiro

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .