O Sesc São Miguel do Oeste realizou o encerramento do projeto Liderança Comunitária na cidade. Em São Miguel do Oeste, o projeto aconteceu através de uma parceria firmada com o programa Jovem Aprendiz do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e elencou o tema “violência doméstica”, o incentivo a denúncia e o empoderamento feminino, pensando na prevenção como solução para ser trabalhado. A ação de São Miguel foi reconhecida como Organização Destaque 2019, dentre os projetos do Liderança Comunitária do Sesc Santa Catarina e como premiação o grupo realizou, no dia 05 de dezembro, uma visita à Fundação Aury Luiz Bodanese, em Chapecó.
Os integrantes da Fundação receberam o grupo e explanaram sobre os projetos desenvolvidos em todo o Brasil, através das Unidades da Aurora, sua mantenedora. Além disso, foi realizada uma palestra sobre Educação Ambiental, onde os jovens puderam interagir e citar suas experiências, sendo inclusive motivados a exercer o voluntariado através de exemplos de ações nesta área.
O grupo também conheceu a Praça da Cooperação e foi guiado através da história do Sr. Aury Luiz Bodanese, quem iniciou todo este trabalho de forma tímida, mas que hoje toma grandes proporções através do engajamento dos colaboradores da cooperativa, que se tornam voluntários nos inúmeros projetos propagados pela Fundação. Os jovens visitaram ainda a Arena Condá, cenário que traz à tona toda a história da Chapecoense, time de futebol que está no coração de todas as pessoas que vivem na região e finalizaram o dia especial proporcionado pelo Sesc e Junior Achievement.
"Participar do projeto Liderança Comunitária do Sesc foi um grande desafio, além de tratar de um tema de grande importância – violência contra a mulher, essa atividade uniu mais turma, trouxe debates e reflexões antes não feitas e foi possível abrir um espaço de discussão para outras esferas. Ao final conhecer a Fundação Aury Luiz Bodanese foi o fechamento de um ciclo e deixa um gostinho de quero mais, de fazer a diferença e o bem sempre. Só temos a agradecer ao Sesc, na pessoa da Joiciane, por nos proporcionar esse aprendizado!!!", comenta Elaine Sousa, orientadora de aprendizagem do CIEE.
O projeto Liderança Comunitária do Sesc proporciona a adolescentes e jovens a experiência da criação e operação de uma organização comunitária. Os jovens analisam a situação da comunidade local, detectam um aspecto a ser melhorado ou repensado, constituem uma organização comunitária, elaboram um projeto de serviço comunitário e praticam atitudes de liderança. Os projetos desenvolvidos pelos adolescentes adotam os conteúdos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluídos durante as jornadas.
Alunos do Liderança Comunitária do Sesc São Miguel do Oeste recebem o prêmio Organização Destaque
06/12/2019 - Atualizado em 06/12/2019 - 441 visualizações
0 Comentários