Jovens lideranças de comunidades brasileiras capacitados pelo Sesc


02/12/2021 - Atualizado em 03/12/2021 - 536 visualizações

Com o propósito de fomentar e estimular tecnologias sociais criadas ou mantidas por jovens de comunidades vulneráveis em diferentes localidades do Brasil, o Sesc – através das equipes de Desenvolvimento Comunitário e de Trabalho Social com Grupos, da área de Assistência, desenvolveu o projeto piloto on-line “Na Real”. A proposta teve como base a recente pesquisa Juventudes e Pandemia do Coronavírus (Conselho Nacional de Juventudes, 2020), que trata sobre os efeitos da pandemia na população jovem do Brasil, caminhos foram apontados sobre como essa crise epidemiológica afetou os jovens nas perspectivas de inserção no mundo do trabalho, na geração de renda, na saúde, na educação e na cultura, e quais as consequências para o futuro.

Na terça-feira (07.12), às 16h, acontece o webinar de abertura do “Mural Artivista Na Real – Nós Por Nós”, que vem trazer a discussão entre o artivismo e narrativas autorreferenciadas, um aspecto fundamental para o processo formativo de 52 jovens de diversas partes do Brasil e um bate-papo sobre como aconteceu o projeto. Participam da conversa Rebeca Brandão, do Observatório de Favelas e Clarice Beraldo, do Sesc, pelo YouTube do Sesc Brasil. O encontro contará ainda com a presença de um representante de cada estado que fez parte do projeto e terá a mediação de Priscila Rodrigues, do Observatório de Favelas e Humberto Sant'anna, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Unicamp.

O projeto “Na Real” foi desenvolvido em parceria com o Observatório de Favelas e o Sesc pode construir diversos mecanismos para exposição de ideias, trocas e compartilhamento de conteúdo, articulação de saberes, aprendizagens técnicas, além de reflexões no campo dos direitos humanos, comunicação e produção cultural. O resultado disso foi a construção de 11 produtos (ou processos produtivos) feitos por esses jovens, agrupados naquilo que chamamos de "Mural Artivista Na Real – Nós por Nós". A relação completa desses trabalhos pode ser acessada no site do Sesc Brasil.

De Santa Catarina os jovens selecionados Ana Luiza, Pâmela Aparecida Nunes da Silva, Nataly Delacour e Jaisson Gabriel da Silva, pela Unidade Sesc Prainha (Florianópolis), da comunidade do Mont Serrat, região central de Florianópolis, que compõem o Maciço do Morro da Cruz


realizaram o projeto: "Entrevista Espaço Telio B", do Morro da Mariquinha, que ficará disponível no YouTube do Sesc Brasil também a partir do dia 07 de dezembro.

Projeto “Na Real” Sesc

O projeto tem como propósito estimular mobilizações sociais criadas ou mantidas por jovens lideranças de comunidades vulneráveis, em diferentes localidades do Brasil. Por meio de um curso on-line, os participantes têm acesso a ferramentas de novas mídias e conteúdos sobre comunicação, redes sociais, projetos culturais, direitos sociais, entre outros temas.

A formação fomenta a elaboração de produtos culturais e ou processos criativos da ordem da comunicação popular, das novas mídias, mas também do campo das Artes que tenham como inspiração a realidade das comunidades vulneráveis, abordagens sociais e soluções encontradas para diversas problemáticas locais.

O “Na Real” foi realizado por meio de um curso on-line, com carga horária de 34 horas, os participantes dos estados de Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e do Polo Socioambiental Sesc Pantanal tiveram acesso a ferramentas de novas mídias e conteúdos sobre comunicação, redes sociais, projetos culturais, direitos sociais, entre outros temas. O curso foi voltado para quatro jovens, de 18 a 29 anos e teve início em 09/09 e término em 16 de novembro.

Para a formação destes jovens foi contratada a assessoria do Observatório de Favelas. Uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, fundada em 2001, sediada no Conjunto de Favelas da Maré, dedicada à produção de conhecimento e metodologias visando incidir em políticas públicas sobre as favelas e periferias e promover o direito à cidade.


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .