Instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc receberam curso de panificação


10/12/2019 - Atualizado em 17/12/2019 - 595 visualizações

O programa Mesa Brasil Sesc e o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), campus Continente ofereceram as instituições sociais, que são atendidas pelo programa, um curso de panificação básica e com aproveitamento integral de alimentos. A ação foi ministrada pela professora doutora, Patrícia Matos Scheuer, que ministra aulas de panificação e confeitaria no Instituto. Foram oferecidos dois cursos com 40 vagas para duas aulas teóricas e seis aulas práticas em cada, totalizando 24h de aula para os participantes. Entre os dias 23/10 a 04/12 participaram 39 pessoas envolvidas com as instituições sociais (público atendido, colaboradores e voluntários) de 18 instituições diferentes.

A ministrante abordou sobre panificação básica, pães com sucos de frutas/vegetais, pães com purês de frutas/vegetais, pães com sementes e pães integrais. Além disso, foram preparados doces, geleias, tortas e recheios com aproveitamento integral de alimentos.

A nutricionista do Mesa Brasil Sesc, Jéssica Müller destaca “o curso foi de grande valia para os participantes e para as instituições, pois utilizou alimento que as instituições recebem de doação e precisam utilizar em pouco tempo para o aproveitamento dos alimentos. Além disso, utilizou os dois principais alimentos recebidos pelas instituições: mamão e tomate. Como esses dois insumos são entregues em maior quantidade com maior frequência, vê-se a necessidade de novas receitas e formas de uso para esses”, reforça.


+Sobre o Mesa Brasil Sesc

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício é certificado pela Global Foodbankig Network e está alinhado ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS): 2, 12 e 17. O programa de segurança alimentar e nutricional, composta por 91 unidades, que atendem 602* municípios no país.


O Mesa Brasil Sesc existe desde 1994 e, só em 2019, de janeiro a setembro arrecadou 28.690.689* toneladas de alimentos, beneficiando neste mesmo período 1,4* milhão de pessoas atendidas em instituições assistenciais cadastradas. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social. Trata-se essencialmente de um programa de segurança alimentar e nutricional, baseado em ações educativas e de coleta e distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo.


*Fonte: Departamento Nacional do Sesc, de janeiro a setembro 2019.



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .