O Sesc Santa Catarina está com inscrições abertas para os interessados em participar do Grupo da Memória. O curso voltado para o público 60+ acontece semanalmente, de forma on-line, e tem como objetivo estimular a memorização e o desenvolvimento cognitivo dos participantes, por meio de atividades práticas e teóricas como: oficinas literárias, registro de relatos e vivências, interpretação, jogos, desafios e dinâmicas, entre outras. Agende uma aula experimental. +Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/servicos/grupo-da-memoria
As atividades sistematizadas são realizadas por meio do Google Meet, com a participação de todos na mesma atividade. Foram elaborados guias e um vídeos tutoriais de acesso e utilização da ferramenta (pelo computador e pelo celular), como materiais educativos para ambientação dos participantes.
Saiba+:
O termo memória tem sua origem etimológica no latim e significa a faculdade de reter e ou readquirir ideias, imagens, expressões e conhecimentos, reportando-se às lembranças e reminiscências. O declínio de nossas funções mentais que ocorre com a idade, se deve em grande parte à falta de atividade mental que, com frequência, segue paralelamente ao envelhecimento.
Vários trabalhos científicos realizados em diversos países demonstram claramente que o declínio mental que ocorre com a idade pode ser evitado. Exercícios cerebrais feitos de maneira rotineira apresentam efeitos muito positivos sobre a memória.
Com base neste contexto, o Grupo da Memória busca oferecer atividades que estimulem a memória e de forma geral e o desenvolvimento cognitivo, tendo como base o acervo exercícios, socialização grupal, vivências, desafios e os jogos. A atividade caracteriza-se como um grupo de Integração Social por meio de atividades de estimulação a memória como: literatura, construção de textos, compreensão de textos, exercícios, ferramentas do computador, na internet, mediado, sempre, pelo processo grupal trabalhado de forma on-line, adaptado ao momento atual de distanciamento social.
A proposta do Grupo da Memória visa a promoção de um envelhecimento ativo e saudável para a pessoa idosa, com mais autonomia e independência. Para contribuir para o exercício da cognição (memória, linguagem, raciocínio lógico, atenção) dos participantes e, consequentemente, para melhorar o desenvolvimento das atividades cotidianas, serão realizadas atividades de estímulo e exercício de memória cognitiva e afetiva.
A memória cognitiva visa contribuir para que o idoso realize atividades cotidianas como prestar atenção, ler e escrever, raciocinar, memorizar e recuperar conteúdos memorizados, desejar aprender, lidar com perdas e ganhos, compreender instruções, dentre outros, contribuindo para que as perdas cognitivas sejam amenizadas. E a Memória afetiva, como a promoção do resgate de memórias afetivas do idoso, no que tange sua vida pessoal, profissional, em comunidade. Valoriza a história dos participantes, a ressignificação destas vivências, bem como o fortalecimento de vínculos sociais.
Sobre o Trabalho Social com Idoso (TSI):
O Trabalho Social com Grupos atua com metodologia que atenda às questões relacionadas ao envelhecimento ativo. Desta forma, os encontros devem ter o foco direcionado para a participação e integração, devendo-se considerar nesta prática não só os interesses, mas as necessidades para o constante desenvolvimento do idoso. Reforçando que a convivência (mesmo que virtual) e a interação são as bases metodológicas do Trabalho Social com Idosos (TSI), devendo, portanto, estar presente em todas as ações desta atividade.
1 Comentários
Milton Corrêa
21/01/2024 Gostaria de saber mais sobre o cursoPublicado à 44 semanas
1 Respostas
Equipe Sesc
22/01/2024 Olá, Milton, tudo bem? Você pode ir até a Central de Relacionamento com o Cliente, da unidade mais próxima da sua casa e ver as atividades disponíveis.Publicado à 43 semanas