No dia 13 de agosto, o Sesc em Florianópolis (Prainha) formou sua 1ª turma de 2018 do projeto "Liderança Comunitária”, com a parceria da Irmandade do Divino Espírito Santo – IDES e Junior Achievement, que formaram 23 adolescentes, entre 15 e 20 anos. A atividade proporciona a adolescentes e jovens a experiência da criação e operação de uma organização comunitária onde eles analisam a situação da comunidade local, detectam um aspecto a ser melhorado, constituem uma organização, elaboram um projeto de serviço comunitário e praticam atitudes de liderança.
Este projeto é desenvolvido pelo Sesc em diversas cidades catarinenses, em parceria com a Júnior Achievement. Na formatura, o projeto da turma foi apresentado, por meio de slides e vídeos, feitos pelos adolescentes, para mostrar os resultados. Estiveram presentes os apoiadores do projeto, familiares, instituições e demais interessados.
Os adolescentes criaram a Econsciente – Organização Comunitária Junior Achievement, com o objetivo de estimular mais adolescentes a olharem para os indígenas e para a comunidade com maior empatia. O Projeto teve como objetivo, entender o papel das organizações sociais e do processo de liderança, através de 12 jornadas (encontros) que ocorreram todas as segundas-feiras, das 08h às 12h.
Nas jornadas puderam conhecer o Projeto Litro de Luz, que estava organizando uma ação, para colocação de postes de luz solar em uma aldeia indígena. Através da Palestra, perceberam outras necessidades da aldeia, sendo que uma das "casas de comida" (cozinha) pegou fogo, pelo uso do lampião com querosene.
Os adolescentes iniciaram a mobilização através das necessidades repassadas pelo Cacique Nhy Kho, sendo: agasalhos, alimentos e plantio de árvores frutíferas. Criou-se uma campanha na IDES para arrecadação de agasalhos e para arrecadar os alimentos, foi realizado um cinema solidário, onde os adolescentes separaram 3 filmes para a apresentação, em que a entrada era um quilo de alimento não perecível, logo após, triaram os agasalhos e confeccionaram os kits para a entrega.
As mudas de árvores frutíferas foram doadas pela FLORAM, que ainda ministrou uma palestra aos adolescentes, informando sobre a importância das árvores e como realizar o correto plantio. A entrega na Aldeia Tekoa Itanhaem aconteceu no dia 21 de julho, onde os adolescentes puderam ter uma conversa com o vice-cacique Davi, que gentilmente apresentou a aldeia e respondeu todas as dúvidas.
Aprenderam sobre a cultura, artesanato, rituais religiosos, eleição, luta pelos direitos, tradição x tecnologia, casamentos, entre outros. Realizaram a entrega dos alimentos e agasalhos, bem como o plantio de 33 mudas de árvores frutíferas. Como houve uma grande arrecadação de agasalhos, o projeto atendeu os indígenas que estão vivendo no terminal desativado do Saco dos Limões, que fazem parte da Aldeia Kaingang. Com este projeto, foram beneficiadas mais de 150 indígenas.
Colaboração: Vanessa Radunz Salles, Sesc em Florianópolis (Prainha).
Formatura da primeira turma 2018 do Projeto Liderança Comunitária
21/08/2018 - Atualizado em 21/08/2018 - 515 visualizações
Luiz Felipe Aguera, 16 anos
Percebi que podemos ajudar as pessoas sem precisar de dinheiro.