Especialistas dão dicas para estimular a memória e evitar a demência


19/10/2018 - Atualizado em 26/10/2018 - 691 visualizações

No primeiro dia do mês de outubro é comemorado o dia internacional do idoso. Uma população, que cresce cada dia mais no país. Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro já ultrapassa os 70 anos. E o Sesc é pioneiro no desenvolvimento de ações que proporcionam um envelhecimento saudável e ativo, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida dos participantes. Em média oito mil idosos participam das atividades sistematizadas de Lazer e Grupos Sociais do Sesc por ano.

A instituição realiza os “Grupos da Memória”, para pessoas acima de 50 anos, neste grupo são desenvolvidas atividades que estimulem a memória e de forma geral o desenvolvimento cognitivo, tendo como base exercícios, interação social, vivências e jogos. +Inf.: https://www.sesc-sc.com.br/site/servicos/grupo-da-memoria

Convidamos o médico geriatra André Xavier – um grande disseminador da importância de que cada vez mais ações sejam desenvolvidas pelo combate da demência –, seus alunos de medicina e a fisioterapeuta Anna Quialheiro Abreu da Silva, para dar algumas dicas de como evitar problemas de memória e a doença de Alzheimer, como por exemplo: nunca deixar de estimular a memória, controlar o peso, pressão arterial entre outros. Confira abaixo o vídeo:



Nos Grupos da Memória realizados pelo Sesc/SC os participantes são estimulados a aderir novos hábitos e são orientados da importância em exercitar o cérebro.

O Trabalho Social com Grupos do Sesc visa a criação de espaços, através de Grupos socioeducativos, proporcionando alternativas para que os participantes se sintam valorizados e emponderados. A convivência com pessoas da mesma faixa etária ou, com objetivos comuns, em determinado espaços busca promover o aprimoramento das relações familiares, comunitárias e sociais, do sentimento de pertencer e participar, se identificar e integrar, compartilhando objetivos e interesses. Os grupos trabalham questões como, relações interpessoais, convivência social, o fortalecimento de vínculos, entre outros aspectos do convívio social.

O Sesc oferece diversas propostas de grupos desenvolvidas para diferentes faixas etárias e interesse, de acordo com as demandas locais. Entre os mais procurados estão o projeto Idoso Empreendedor, que por meio da inclusão digital, redes sociais, aplicativos de smartphones e empreendedorismo social, contribuem para o protagonismo e emponderamento do idoso. A Instituição também oferece para esta faixa etária Grupos Ativa +, GRUPATI – Grupo de Estudos sobre a Pessoa Idosa, Grupos de Cantoria, Grupo de Voluntários, Dança Circular, Xodó (grupo intergeracional) e Grupo da Memória.

O Sesc realiza também o Idoso em Foco, que visa reunir representantes de instituições e profissionais liberais que atuam em prol dos idosos, para a construção de um espaço de estudos sobre a causa, e também, organização de uma rede de relacionamento local, possibilitando a construção de um calendário único de eventos sobre o tema na região. A Instituição promove, ainda espaços de integração social, intercambio entre os participantes e a comunidade através de eventos como o Ponto de Encontro.

O cronograma completo com os horários e grupos disponíveis em cada Unidade estão disponíveis em: www.sesc-sc.com.br.


Grupo da Memória Sesc Blumenau

Grupo da Memória Sesc Araranguá

Grupo da Memória Sesc Prainha (Florianópolis)

Grupo da Memória Sesc Araranguá

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .