Dança Circular do Sesc Araranguá realiza Baile Branco


12/12/2018 - Atualizado em 12/12/2018 - 822 visualizações

Danças circulares é uma modalidade de dança em grupo que favorece o desenvolvimento da consciência corporal, coordenação motora e sensibilização musical. Tem como propósito a vivência da cooperação, da alegria, da beleza e do amor fraterno, também é um excelente instrumento para o crescimento pessoal e educação da sensibilidade, além de oferecer inúmeras aplicações nas áreas da arte-educação, saúde, trabalhos comunitários, gestão de pessoas e no desenvolvimento de habilidades e competências que favoreçam o trabalho em equipe.

No Sesc Araranguá existe dois grupos de Danças Circulares, que se encontram nas segundas-feiras, das 8h30 às 9h30 e das 16h às 17h, com o propósito da experiência de dançar em círculo, conectar com a energia de todos os povos, proporcionar a vivência da fraternidade, da partilha, da amorosidade, da alegria, da cooperação e o contato com o “sagrado” que existe dentro de cada um nós. Como todos os anos a chegada do final de ano, significa a espera do “Baile Branco de Danças Circulares”, um ritual sagrado para agradecer o ano que termina e reverenciar o ano que chega.

E este ano não foi diferente todos se reuniram na casa de Adair de Almeida, integrante de um dos grupos, no dia 10 de dezembro, onde celebraram com muita alegria, emoção e gratidão com os integrantes dos grupos e convidados em uma Roda Aberta. O encontro com a recepção calorosa entre as pessoas, iniciou com uma dança de saudação e logo após a dança do Beija Flor para saudar a natureza, com as músicas dos Florais de Bach (Beech e Holly). Depois foi a vez das músicas natalinas, coreografadas por Cristiana Meneses, da música Canção da América para celebrar a amizade e para finalizar a música Jesu, Joy of Man’s Desiring (dança com o uso da vela), para celebrar a vida. Magali Bianchi Bacha integrante de um dos grupos declamou lindamente uma poesia agradecendo a vida.

“Que possamos sempre ter em nosso coração a alegria pelo Grande Criador de todas as coisas que, em seu amor por nós, colocou nos campos as ervas que podem nos curar” Edward Bach

O movimento das Danças Circulares Sagradas já se encontra difundido por vários países. O trabalho de pesquisa e criação ainda continua, e várias danças têm sido coreografadas, em várias partes do mundo, mantendo sempre a forma circular ou em espiral e utilizando os gestos e movimentos que são pertinentes às diversas culturas e povos.

“Quando dançamos colocamos sentimentos na dança e aí tudo flui, é na simplicidade que ela existe. A Dança Circular é sentimento!”, comenta Cleonice Canto, técnica de Assistência do Sesc Araranguá.

Confira abaixo alguns depoimentos:

“Foi muito emocionante sentir a boa energia e a alegria das participantes do baile branco. Tudo parecia divino. Poder participar foi gratificante. Sentir a leveza da alma é grandioso. Só me resta agradecer muito, muito, poder participar, ao Sesc e a pessoa da Cléo, nossa focalizadora e a dona da casa pela noite maravilhosa.” Maria da Graça Martinello, 71 anos

“Como se um anjo anunciasse o encantamento ela vida e nós a concebesse através da dança. Eis nos repleta de paz, alegria, empatia e em comunhão fraterna. Um final de tarde, vestidas de branco, mãos dadas em círculo bailando na ciranda da vida reverenciamos a criação. Grata a Cléo do Sesc, a Adair e a todas da roda.” Gilda Tietbohl, 66 anos

Colaboração: Cleonice Canto, técnica de Assistência do Sesc Araranguá.




Dança Circular do Sesc Araranguá realiza Baile Branco

Dança Circular do Sesc Araranguá realiza Baile Branco

Dança Circular do Sesc Araranguá realiza Baile Branco

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .