
Iniciativas em junho foram realizadas em São José e Florianópolis
O Programa de Promoção de Saúde na Infância (PPSI), iniciativa do Sesc por meio do Mesa Brasil, segue contribuindo para a construção de ambientes escolares mais saudáveis e conscientes na região da Grande Florianópolis. Em sua quarta edição, o projeto está presente atualmente em duas instituições de educação infantil: o CEI Frei Antônio, em São José, e o CEI MontSerrat, em Florianópolis.
A proposta é incentivar hábitos alimentares saudáveis desde os primeiros anos de vida, com base nas diretrizes do Guia Alimentar para a População Brasileira. Ao longo do ano letivo, alunos, educadores e manipuladores de alimentos participam de ações educativas contínuas ao longo do ano.
No mês de junho, o PPSI escolheu o contexto das festas juninas para destacar o valor cultural da alimentação e a diversidade de saberes que ela carrega. As crianças conheceram a história do milho e da mandioca — alimentos presentes há séculos na base da alimentação brasileira, herdados dos povos originários. Conversaram sobre os diferentes nomes que a mandioca recebe pelo país, como aipim e macaxeira, e aprenderam formas variadas de preparo, como pamonha, curau, canjica, milho cozido, cuscuz, farinha de biju, tapioca e pão de queijo
A experiência foi além da teoria: os pequenos tiveram contato direto com os alimentos em sua forma natural. No CEI MontSerrat, por exemplo, os alunos saborearam bolo de milho e exploraram um pé de mandioca em uma atividade artística de pintura com as mãos que representava o crescimento do tubérculo. Já a oficina culinária do mês propôs a produção de pão de queijo, permitindo que cada criança moldasse a sua própria porção e observasse as diferenças entre os tipos de polvilho, doce e azedo.
Também em junho, o CEI MontSerrat recebeu uma formação voltada à equipe pedagógica com o tema “Educação Infantil Antirracista”. A atividade foi conduzida pela psicóloga Hellen Marostica, especialista em Saúde da Família e Comunidade, e discutiu os impactos do racismo na infância, o conceito de branquitude, e estratégias para lidar com situações do cotidiano escolar. A troca de experiências entre os educadores enriqueceu ainda mais o encontro, promovendo escuta e reflexão.
As ações desenvolvidas ao longo do mês reforçam que cuidar da saúde na infância vai muito além da alimentação. Envolve reconhecer tradições, acolher a diversidade e cultivar uma educação que valorize os afetos, os saberes e os direitos das crianças em sua pluralidade. O PPSI segue comprometido em apoiar práticas pedagógicas que contribuam para uma infância mais saudável, equitativa e integrada ao seu território.
O Programa de Promoção de Saúde na Infância é desenvolvido desde 2022 pelo Sesc Mesa Brasil Santa Catarina, e conta com o apoio da Global Foodbanking Network.
Sobre o Sesc-SC
O Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que integra o Sistema Fecomércio, Sesc e Senac - sob a presidência do empresário Hélio Dagnoni. Desde 1946, o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de catarinenses, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.
O conjunto de iniciativas ao longo destas sete décadas e meia representa o efetivo empenho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol da missão da Instituição de: "promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática".
Entre as principais atribuições do Sesc estão o planejamento e a execução de ações marcadas pela excelência nas áreas de Educação, Saúde, Cultura, Lazer e Assistência, com vasta oferta de eventos e serviços. A Instituição está presente em todas as regiões do Estado, com 32 unidades operacionais, três meios de hospedagem e nove quadras do projeto Sesc Comunidade, além das redes de escolas, restaurantes, clínicas, teatros, bibliotecas, academias entre outros espaços, onde realiza suas ações.
Educação Infantil, Ensino Fundamental, Contraturno escolar, Educação de Jovens e Adultos, Pré-vestibular, atividades de saúde preventiva, de incentivo à prática de atividades físicas e esporte, Odontologia, Nutrição, Cinema, Teatro, Música, Artes Visuais, Dança, Desenvolvimento Comunitário, Trabalho Social com Idosos, Trabalho com Grupos compõem o amplo leque de atividades que o Sesc oferece aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo, seus familiares e à comunidade em geral. São ações que favorecem crianças, jovens, adultos e idosos e provocam reais transformações em suas vidas.
0 Comentários