Como ter hábitos mais sustentáveis?


06/05/2020 - Atualizado em 06/05/2020 - 487 visualizações

A pandemia causada pelo novo Coronavírus impactará fortemente nosso planeta, atingindo diretamente a saúde da população e a disponibilidade dos serviços médicos para atendimento a outras doenças. Além disso, teremos que lutar contra o aumento da pobreza e da desigualdade social e a escassez de recursos investidos em programas de sustentabilidade.

Neste momento, é necessária uma forte reflexão sobre a necessidade de mudanças de comportamento para que o mundo, mesmo com todas essas dificuldades, consiga atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com metas previstas até 2030.

O que são os ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Em Santa Catarina, o Sesc é signatário do Movimento Nacional ODS SC desde 2006, assumindo compromissos com a incorporação e disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) através das ações desenvolvidas pela instituição.

E como cada pessoa pode contribuir com os ODS, com atitudes simples?

Comece em casa, com a conscientização do consumo de água, por exemplo:

  •  1 - Ao escovar os dentes: Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água. No entanto, se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e, ainda, enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água.

  • 2 - No chuveiro: Em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. Se fecharmos o registro, ao se ensaboar, e reduzimos o tempo para 5 minutos, o consumo cai para 15 litros.

  • 3 - Na cozinha: Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxágue.

  • 4 - Lave frutas e verduras sem desperdício de água: Seus legumes, frutas e verduras podem ser lavados em uma bacia. Para que esse tipo de lavagem seja eficiente, use uma escova vegetal para limpar os alimentos e remover sujeirinhas e quaisquer resquícios de terra, e deixe as hortaliças de molho em uma solução clorada, específica para esse fim.

  • 5 - Na lavanderia: Junte bastante roupa suja antes de ligar a máquina ou usar o tanque. Não lave uma peça por vez, procure utilizá-la na capacidade máxima.

  • 6 - Jardim: Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. E escolha um horário com temperaturas mais amenas, como no final da tarde.

  • 7 - Ambientes externos e carro: Utilize balde com água ou pano úmido ao invés da mangueira. Ou melhor ainda, reutilize a água da lavadora de roupas para limpar os ambientes externos. Se gasta em média 30 minutos para lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros. Essa quantidade de água é equivalente a 35 banhos!

  • 8 - Não descarte o óleo de cozinha no ralo. Ele pode contaminar a água e até fazer seu cano entupir! É necessário colocar em recipientes plásticos, como garrafas pet, ou em portes de vidro e fazer o descarte em pontos de coleta. Em Florianópolis, existe um programa de descarte de óleo usado chamado REÓLEO. Para mais informações acesse o link: https://www.acif.org.br/produtos-e-servicos/reoleo/

Com estes cuidados, estaremos contribuindo para o ODS 6: Água Potável e Saneamento - Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos.

Segundo a Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), a escassez de chuva no estado está afetando a distribuição de água e muitas cidades já enfrentam racionamento. É a pior estiagem desde 2006.

Precisamos ainda mais de água potável neste momento de pandemia, no qual os hábitos de limpeza e higiene são mais frequentes. Desta forma, a contribuição de cada um de nós poderá fazer a diferença para todos. Juntos, com hábitos mais conscientes em casa e fazendo a nossa parte!

Fontes:

Estratégia ODS
http://www.estrategiaods.org.br/o-que-sao-os-ods/

DEMAE
https://www.demae.go.gov.br/projetos/consumo-de-agua/

Pacto Global
https://www.pactoglobal.org.br/pg/pacto-contra-covid-19

Agenda 2030
https://nacoesunidas.org/pos2015/ods6/

NSC
https://www.nsctotal.com.br/noticias/escassez-de-chuva-em-sc-afeta-distribuicao-de-agua-e-cidades-ja-enfrentam-racionamento

Contribuição: Vanessa Radünz Salles – Técnica de Educação em Saúde e Desenvolvimento Comunitário do Sesc Florianópolis/Prainha e Cristiani Jacobus Vieira – Analista de Programação Social do Sesc Santa Catarina.


0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .