Quem não gosta de contar para um amigo sobre um filme ou seriado que assistiu, assim como um livro que leu e que quer indicar para todo mundo? No caso da leitura existe uma forma de fazer isso com várias pessoas que leram a mesma obra e têm interesse em compartilhar a experiência. São os clubes do livro!
Participar de um clube do livro potencializa e reconstrói os significados da leitura ao compartilhar com outras pessoas e interagir com suas visões de mundo. Debater um conteúdo é também uma boa oportunidade para exercitar o respeito às diferentes opiniões, conhecer pessoas e fazer novas amizades.
Para promover esse espaço, o Sesc São Miguel do Oeste realizou em maio o primeiro encontro on-line do Clube de Leitura.
Mas encontrar-se virtualmente para ler? Isso parecia uma ideia muito distante se pensado em anos anteriores. O digital é uma necessidade e veio para ficar, é um modo de vida que simplifica muitas ações. Como não é possível encontros presenciais, o encontrar-se de forma on-line se tornou muito acessível e fácil, diminuindo distâncias e mantendo a segurança pessoal.
Através da plataforma Microsoft Teams, os encontros acontecem uma vez por mês a partir do autor previamente selecionado e encaminhado para o participante ler. O ato de é ler é um hábito saudável para mente e corpo, é um exercício cognitivo altamente eficaz.
No primeiro encontro foi abordado o livro “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, esse grande autor de muitas publicações. Completados 70 anos de sua morte em janeiro 2021, suas obras estão em domínio público. "A Revolução dos Bichos" é uma fábula, crítica ao totalitarismo que teve sua impressão recusada por três vezes. O autor não desistiu e lançou a obra em 1945, considerada até hoje o maior texto de acusação que se escreveu contra a dominação exercida em nome da liberdade.
O segundo encontro aconteceu em junho com um livro igual para a leitura de todos os participantes, “Matéria de Poesia”, de Manuel de Barros e um segundo título enviado para o participante da Biblioteca Sesc. O autor, brasileiro, mato-grossense usa em seus livros uma linguagem simples, coloquial, vanguardista e poética, escreveu sobre temas como o cotidiano e a natureza, com grandes toques de surrealismo, universos oníricos além de criar vários neologismos. Conforme citou a participante Doralice Oro Holz “a poesia enfeita com renda a palavra”. Manuel nos desperta a olhar as coisas simples do cotidiano, a ver que o nada é tudo, como cita no livro “as coisas sem importância são bens de poesia”.
Dentre os títulos sugeridos estão uma diversidade de gêneros e temáticas: "O Guardião", de Nicholas Sparks; "Tudo ou nada", de Roberto Shinyashiki; "Quarteto de Noivas", de Nora Roberts; "Feliz por nada", de Martha Medeiros; "A casa das orquídeas", de Lucinda Riley; "O Gigante enterrado", de Kazuo Ishiguro; "O amor nos tempos de cólera", de Gabriel Garcia Marques; "Doidas e Santas", de Martha Medeiros; "A garota do Penhasco", de Lucinda Riley e "As mentiras que os homens contam", de Luis Fernando Veríssimo. A leitura de cada ufoi estimulada entre os participantes e gerada uma grande roda de conversa fraterna.
Encontrar-se mesmo que virtualmente é uma grande satisfação, é um passaporte com destinos diferentes na interpretação pessoal e coletiva, roda de debates, novas amizades e a troca de sugestões literárias é o que se vem construindo com os encontros. Para quem tiver interesse, veja como participar em: https://www.sesc-sc.com.br/site/agenda/clube-de-leitura
Colaboração: Adriana Paula Araldi Brustolin, técnica de Assistência e Cultura do Sesc São Miguel do Oeste.
Clube de Leitura on-line para participar sem sair de casa
01/07/2021 - Atualizado em 01/07/2021 - 489 visualizações
0 Comentários