Aplicativos e redes sociais aliados do público 60+ no período de isolamento social


24/04/2020 - Atualizado em 08/05/2020 - 596 visualizações

O uso do smartphones pelo público 60+ vem crescendo significativamente. Ultrapassamos a marca de 12 milhões de aparelhos nas mãos deste público, segundo estudos da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.

O público 60+ busca nos aplicativos mais do que apenas passar o tempo. O uso adequado das tecnologias pode contribuir para a melhora na qualidade de vida destes indivíduos. Aplicativos para gerenciar o uso dos medicamentos, de atividades físicas, alimentação saudável entre outros. A facilidade para comunicar-se através de aplicativos de mensagens e redes sociais tornam o indivíduo incluso socialmente e digitalmente.

Em tempos de isolamento social o uso dos smartphones tem mostrado para muitas famílias a importância do uso da tecnologia. O celular tem sido protagonista na comunicação diária das pessoas. Mensagens escritas, de voz, ligações e chamadas de vídeos são as formas, que as famílias estão conseguindo ficar perto mesmo que a distância.

No Sesc Concórdia, por exemplo, as atividades com o público 60+ continuam acontecendo, só que de uma forma diferente. Através dos grupos de WhatsApp a interação acontece diariamente desde o início do isolamento social. As atividades foram organizadas para atender os clientes do Mundo Digital Máster, Grupo da Memória, Dança Circular, Ativa+, Grupo de Voluntários e Grupo de Cantoria, diariamente.

São enviadas charadas, desafios, atividades de estimulação da memória, músicas, vídeos de orientações de saúde entre outras atividades. Os participantes são envolvidos através do estímulo e, desta forma, promove-se a interação. Uma atividade que rendeu muitos retornos foi o desafio: "Relembrando o passado". Os idosos enviaram no grupo uma foto antiga relatando a ocasião e quem estava na foto. Veja o resultado:

Outra ação que rendeu vários retornos foi o desafio: "Matando a saudade". Foi feito um vídeo e pedido que cada participante fizesse uma selfie e enviasse no grupo para que todos pudessem mesmo de longe rever os colegas e matar a saudade. Olhe o resultado:

Outras atividades interessantes.

Quem são os artistas?

Qual é o valor?


Jogo dos 7 erros:

WhatsApp foi a melhor forma de interagir diariamente com os clientes. Atividades variadas, estimulando a memória e interação. Estimulados sempre a importância de ficar em casa, de usar máscaras, de manter-se ativo, mesmo que dentro de casa. 

Dicas de aplicativos e sites para o público 60+:

Caixa de Remédio: Este app tem como objetivo ajudar os idosos a lembrar de tomar os medicamentos na hora e na quantidade certa, exibindo lembretes e lendo o código de barra de cada remédio para apresentar a descrição dele. Está disponível para Android.

Duolingo: Uma boa forma de manter o cérebro ativo é aprender novas línguas. E o Duolingo é específico para isso, já que oferece diversos idiomas e uma forma bem fácil de aprendizado. Está disponível para Android.

Rádio Saudade: O app é ótimo para quem quiser relembrar as músicas que estavam fazendo sucesso nas décadas de 50, 60 e 70. Está disponível para Android.

YouTube: Possibilidade de ouvir músicas, assistir vídeos, acessar filmes de acordo com o interesse. Acessível e com buscas sugeridas que levam o internauta para uma viagem. Disponível em: https://www.youtube.com

Rachacuca: Site interativo que estimula o raciocínio através de jogos, charadas e atividades dinâmicas. É de fácil acesso. Disponível em: https://rachacuca.com.br/

WhatsApp: Ferramenta excelente para interação através de vídeos, chamadas de voz e mensagens escritas. 

Colaboração: Naiura Dartora, técnica de Assistência e Saúde do Sesc Concórdia.

Fonte: https://sbgg.org.br/tecnologia-envelhecimento-e-aprendizagem-o-uso-de-smartphones-por-idosos/



0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .