Com o intuito de fortalecer e integrar os Grupos do Idoso Empreendedor (Celular e Computador), Grupati e Voluntários a Unidade do Sesc Concórdia realizou o Projeto Ponto de Encontro, em parceria com a Pastoral da Saúde. A ação contou com uma roda de conversa sobre ervas medicinais e atraiu o interesse e a vontade de poder fazer e resultou na ação chamada “Plantas medicinais e temperos, você também pode cultivar!”.
Entre os objetivos estão a disseminação do conhecimento popular, através de oficinas medicinais alternativas, proporcionando o desenvolvimento e o aprendizado dos idosos para obtenção de qualidade de vida.
O Idoso Empreendedor (Celular e Computador) ficou responsável em: produzir informações sobre as relações e práticas cotidianas no manuseio, manutenção e cultivo de plantas e ervas medicinal, através de pesquisas na internet em fontes seguras, pesquisas em aplicativos; identificar as plantas, incluindo o nome científico e as propriedades de cada uma; e difundir os conhecimentos científicos sobre os princípios ativos da plantas e ervas medicinais, através das rodas de conversa com os demais grupos. O Grupati em: confeccionar lindos cachepôs, através da reutilização de recipientes recicláveis; e o Grupo de Voluntários em: auxiliar no dia do plantio, que incluiu a organização do espaço, a terra e as mudas.
A oficina de plantio aconteceu no dia 09 de julho, em frente ao Sesc e durante a atividade, Nelson Romani, que participa do Projeto Idoso Empreendedor, orientou os demais colegas, sobre formas de plantio, como cultivar e falou um pouco sobre as ervas que estavam sendo plantas. Além da integração dos grupos, a ação também incentivou os laços de solidariedade através da doação de mudas e sementes, além de disseminar os conhecimentos sobre todas as especiarias plantadas.
Contribuição: Crisciani Ninow, técnica do Sesc Concórdia e Jozeane Hilgert, instrutora do Sesc Concórdia.
Ação sobre ervas medicinais une grupos do Sesc Concórdia
19/07/2018 - Atualizado em 19/07/2018 - 549 visualizações
0 Comentários