A Campanha do Agasalho Sesc aqueceu o inverno de 76 mil catarinenses


12/07/2019 - Atualizado em 15/07/2019 - 607 visualizações

A Campanha do Agasalho é realizada todos os anos pelo Sesc Santa Catarina e mobiliza uma grande rede de parceiros e voluntários em todas as regiões do Estado. Neste ano, ocorreu de 29 de abril a 29 de junho, com o lema “Sua doação é um abraço em quem tem frio”. Foram arrecadadas 236.254 peças de roupa de inverno, calçados, cobertores e mantas, cachecóis, entre outros itens. Todos os itens foram triados e destinadas a 168 instituições sociais e comunidades identificadas, beneficiando 76.259 pessoas.

No decorrer da campanha, as Unidades do Sesc realizam as Oficinas “Arte de Doar”, atividade realizada com grupos formados nas Unidades e espaços comunitários, para customização e confecção de peças que foram doadas às instituições sociais, totalizando 63 oficinas com 1.118 participantes. Também foram oferecidas 36 palestras para sensibilização e mobilização comunitária, registrando 1.083 participantes no Estado.

A ação estadual de destaque da campanha foi o “Cabide Solidário”, realizado no dia 01 de junho, em todas as regiões do Estado, para distribuição de doações às famílias. A ação ocorreu em parceria com as prefeituras municipais, instituições sociais, lideranças locais e voluntários, e foram beneficiadas 8.479 pessoas de comunidades em vulnerabilidade social. A proposta desta ação é de oportunizar a escolha para pessoas que necessitam das doações, proporcionando um ambiente em que se sintam respeitadas e valorizadas, promovendo o bem-estar social através do ato de doação. Confira alguns depoimentos: 

Dona Juliana, moradora do bairro, e mãe de aluno do estabelecimento escolar (Joaçaba)

Essas ações são muito boas, pois além de irmos pra casa contente, saímos daqui com um pouco mais de conhecimento e pensando em mudanças na nossa rotina, principalmente em relação a rotina de alimentação das crianças.

Karina de Fátima, moradora do bairro Santa Clara (Lages)

O Sesc está fazendo uma campanha e uma ação muito boa. Está ajudando muito o pessoal, muito roupa boa e vai auxiliar agora no inverno e está sendo uma campanha ótima, muito obrigado a todos que conseguiram arrecadar as roupas. Eu estou levando 10 peças de roupa para mim, 10 peças para minha menina e mais 10 peças para meu menino.

Dona Marli, moradora do bairro Santa Catarina (Lages)

Tenho 04 filhos e para mim a Campanha do Agasalho é muito importante, porque não consigo comprar agasalhos para os 04 filhos e mais eu. Então é muito importante essa ação que as pessoas doam e que o Sesc está fazendo para nós e toda a comunidade.

Roberta Joaquina de Souza Vargas, voluntária da Associação de Moradores do Alto da Caieira (Florianópolis)

Achei esse projeto do Cabide Solidário lindo, pois as pessoas podem escolher suas roupas com dignidade e além de prepararmos tudo com muito carinho e organização. Me sinto muito grata em ser voluntária e fazer parte dessa ação.

Vanessa Velásquez, moradora da Comunidade Alto da Caieira (Florianópolis)

Sou refugiada da Venezuela, viemos para o Brasil sem nada. Só na minha casa somos em 7 pessoas. O dia de hoje foi importante, pois precisamos muito de doações e saímos aquecidos.

Roberto Bispo Pereira, advogado, voluntário da Comissão OAB Cidadã (Florianópolis)

Atendemos uma senhora sobre pensão alimentícia. Neste caso ficamos felizes em informar e orientar a pessoa da posição dos processos, vez que na época da separação residia em outro estado. Explicamos com detalhes e fornecemos as informações no papel impresso, facilitando ela ter ciência do andamento dos autos. Quanto ao evento foi bom, mesmo atendendo um número pequeno de pessoas, o nosso trabalho foi de excelência. O local de atendimento bom, com infraestrutura que precisamos, sala bem equipada e principalmente, isolada, para facilitar os atendimentos, pois, tratam-se de questões confidenciais. Estamos sempre à disposição do Sesc. Obrigado! 

Grupo Escoteiro Atalaia (São Miguel do Oeste)

A participação do Grupo Escoteiro Atalaia na ação Cabide Solidário foi uma oportunidade de solidarizarmos com a comunidade e estarmos cumprindo com nossos princípios: fazer sempre uma boa ação e estarmos sempre alerta para servir. Parabenizamos o Sesc pela organização, pela recepção da comunidade alvo da ação e pela maneira adequada que as doações foram expostas. Ações como essa ainda são muito importantes devido às diversidades que ainda não superamos enquanto humanidade. Foi gratificante participarmos e dispormos do tempo para servir a quem precisa. O Cabide Solidário é uma ação humanizada que possibilita atender a quem precisa, dando-lhes a oportunidade de escolher os itens que realmente atendam às suas necessidades e, também, fortalecendo sua autoestima. Parabéns! 

Adriana, coordenadora do Cras (Tubarão)

Muito importante esta ação! O Sesc sempre envolvido e parceiro em ações sociais, beneficiando largamente as famílias que atendemos! 

Maria Hhelena, presidente dos Vicentinos (Tubarão)

Estas roupas e doações, irão beneficiar muito as famílias que atendemos, é muito bom ter uma instituição de tanta força e ação dentro de nosso município, muito obrigado! 

Márcio Jung, diretor Real Esperança (Palhoça)

Todo ano as famílias já ficam aguardando ansiosamente pelas campanhas do agasalho, porque sabem que sem essa ajuda, não aguentariam os dias frios sem essas doações de casacos, calçados e cobertores.

Iliomar Bittencourt de Bem, diretor EEB Saul Ulysséa (Laguna)

Estaremos sempre à disposição nas Campanhas. Nossa comunidade é muito carente e nem sempre conseguimos atender suas necessidades. Ontem mesmo algumas crianças que estavam com calçado muito desgastado conseguiram tênis que tanto precisavam. Precisava ver o brilho nos olhos, é emocionante.

Elma Wetphal Kwitscha, EEF Luís Ledra (Rio do Sul)

Tem muita gente necessitada neste colégio, sabe? Tem crianças que chegam aqui nesse frio com uma blusinha fina e chinelo de dedo, porque a família não tem condições, a gente ajuda como pode e quando vem umas doações assim a gente já sabe mais ou menos para quem mandar, esse tipo de ação ajuda muito. Obrigada e parabéns.

Juliana Kades da Cáritas (Caçador)

A Cáritas recebe por semana mais de 30 famílias de refugiados vindos do Haiti, de países da África e também venezuelanos. Campanhas como essa são fundamentais para que possamos continuar atendendo todos que nos procuram, principalmente aqui, onde é uma região muito fria. O primeiro contato desses refugiados na cidade, é quase sempre a Cáritas, daqui encaminhamos para as empresas e para possíveis residências, até eles se estabilizarem a única forma de terem acesso a roupas é por aqui. Agradecemos ao Sesc e a todos os parceiros por facilitarem esse trabalho que é tão fundamental.

Cristina, diretora do Centro Espírita Carmem Lúcia, Rua Araranguá (Blumenau)

Foi de grande importância a ação realizada pelo Sesc em nossa comunidade, pois atendemos muita demanda e não conseguimos dar conta, além de famílias de grande carência. Também atendemos moradores de rua que passam aqui pelo centro.

Karina, coordenadora da Assistência Social (São Bento do Sul)

Agradeço imensamente a ação do Sesc nesse momento onde as famílias perderam seus pertences e tiveram que sair de casa, somos gratos pela doação das roupas e cobertores.

Elma Regina da Rosa, presidente da Ong Sementes do Futuro (Joinville)

Eu, Telma Regina da Rosa, presidente da Ong Sementes do Futuro é com muito carinho e amor no coração que agradeço a parceria do Sesc com nossa Ong em relação ao trabalho do Cabide Solidário e distribuição de roupas para as famílias carentes da Associação Nossa Senhora Aparecida que foi um sucesso. Agradeço em especial a dona Gicerlei e suas colaboradoras pelo carinho que prestaram com as famílias e todos em geral, muito obrigado! Vocês podem ter certeza que aqueceram o frio de muitas famílias carentes na comunidade.



Cabide Solidário em São Miguel do Oeste

Oficina Arte de Doar em Florianópolis.

Oficina Arte de Doar em Brusque

Família Venezuela - Cabide Solidário Florianópolis

Entrega doações em Curitibanos

Entrega doações em Chapecó

Entrega de doações para Aldeia Indígena em Araranguá

Cabide Solidário Joaçaba

Cabide Solidário em Xanxerê

Cabide Solidário em Tijucas

Cabide Solidário Brusque

Cabide Solidário em São José

Cabide Solidário em Rio do Sul

Cabide Solidário em Lages

Cabide Solidário em Joinville

Cabide Solidário em Jaraguá do Sul

Cabide Solidário em Itajaí

Cabide Solidário em Irani

Cabide Solidário em Chapecó

Cabide Solidário em Blumenau

0 Comentários


Deixe seu comentário

* Seu comentário será publicado após avaliação por moderador do SESC-SC
Sesc-SC • Todos direitos reservados © Sesc-SC • Acessibilidade (shift+alt+y) • Produzido por DNAnet

O Sesc-SC utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas .