O projeto “Ponto de Encontro” do Sesc com o tema “60+ Conectados do que Nunca”, do mês de outubro, reuniu 2.955 participantes nas Unidades Sesc Santa Catarina. O evento, que aconteceu entre os dias 01 a 04 de outubro, em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, teve uma programação diversificada e contribuiu para o estímulo ao desenvolvimento e fortalecimento das relações sociais presenciais e digitais. O encontro conectou pessoas, histórias e experiências, por meio de rodas de conversa, oficinas, workshop, piquenique e palestras, como: a Roda de Dança Circular – Uma proposta Conectada com o “SER”, no Sesc Prainha; a apresentação do Grupo de Cantoria, a oficina Dança Circular e a “Conectando: aprender a comprar passagens áreas pelo site, em Criciúma; a oficina “Conexões na Vida Real” e a “Rede Social Off Line”, em Balneário Camboriú; a atividade Memória de Convivência: resgate com objetos, livros e histórias, em Araranguá; a Palestra sobre "Propósito de Vida", em Xanxerê; a Palestra sobre Envelhecimento na era Digital, em Curitibanos; e a Palestra 60+Conectados: envelhecer com sucesso, em São Miguel do Oeste, são alguns exemplos.
No Sesc Joinville, ocorreu o Desfile 60+, com 23 modelos mulheres e 1 homem. Que encheram a passarela de graça, vitalidade e protagonismo. Ao final, os participantes se sentiram valorizados e algumas idosas relataram: "sempre tive vontade de desfilar, mas pensavam que isso teria ficado na adolescência porque isso não é coisa de idosos", ou "Me senti a dona da passarela", "Me senti importante por todos estarem me olhando, aplaudindo e fotografando meu desfile".
Entre as participantes a dona Elisa, que aos 93 anos, espalhou seu brilho.
“Há muito tempo, que procurava alternativas para acompanhar o avanço das tecnologias dos telefones celulares e da Informática. Foi através de amigos que cheguei ao Sesc Estreito, onde poderia encontrar alguns caminhos para facilitar a vida na tecnologia dos tempos modernos. Feita a inscrição nas atividades de informática, nas segundas-feiras à tarde e de smartphone nas sextas-feiras à tarde. Fomos premiados com duas pessoas especiais para trabalhar com os grupos e até ajudar a quebrar algumas barreiras, a Thays e a Dayane. As atividades sempre com alguma novidade, procurando sempre a nos ajudar a desmanchar os bloqueios que criamos em nossas mentes. Antes de iniciar os assuntos sempre fazem um aquecimento, que nos ajuda a liberar nossas iniciativas e cair no trabalho que nos espera. Mas o melhor veio um dia, quando elas nos falaram e apresentaram o 'Ponto de Encontro', uma atividade que ocorre uma vez por mês e que vem auxiliar em muito na Vida Pessoal. Esses encontros que são voltados para o lado humano/comportamental nos têm ajudado em muito. Temas voltados para o “eu’”, nos auxilia a compreender melhor os desencontros da vida, os questionamentos que surgem nessa fase. Através do 'Ponto de Encontro', quase sempre de uma forma lúdica, descobrimos o valor de viver e de fazer as escolhas na vida. Claro que os profissionais convidados não estão sozinhos nessa missão, pois toda a equipe do Sesc, da área do conhecimento está envolvida. Nossas coordenadoras de grupo, participam ativamente auxiliando nas atividades, criando e ajudando o que é necessário nas dinâmicas e ajudando-nos a interagir nas atividades. No encerramento das atividades lá estão elas, com seu sorriso, sua acolhida nos recebendo no lanche comunitário. Também tivemos um 'Ponto de Encontro', com tema voltado para o mundo da informática, onde conhecemos um pouco do muito que os especialistas dessa área dominam e tem a nos oferecer e conhecer. 'Ponto de Encontro' o diferencial proporcionado aos grupos do Sesc, permitindo ficarmos mais fortes diante da caminhada que muitas vezes pensamos que será difícil e complicada”, reforça Sr. Adalmir do Sesc Estreito.
"Quero agradecer toda a equipe do Sesc que preparou com tanto carinho a homenagem para nossos idosos no dia primeiro de outubro. É muito importante de ter trazido essa surpresa que foi a palestra teatro, tivemos uma tarde festiva, descontraída, interagimos com os artistas nos divertimos bastante. Foi uma tarde totalmente diferente! Tomara que tenhamos nos próximos anos surpresas assim. Valeu muito a pena. Parabéns a vocês que sempre pensam no melhor para nós, obrigada, obrigada que Deus abençoe a todas!!! Também queria complementar dizendo da surpresa, da turma da cantoria que também sempre é uma maravilha, se Deus quiser logo vou fazer parte desse grupo!", declara dona Zoraide, do Sesc Chapecó.
Projeto Ponto de Encontro
O projeto Ponto de Encontro desenvolvido pela área de Assistência do Sesc Santa Catarina é um evento que, por meio de Palestras, Rodas de Conversas, Dinâmicas de Grupos e Oficinas trabalha de forma reflexiva, informativa e gera novos conhecimentos sobre a temática foco de cada edição.
Colaboração: Karina Catafesta, Assistência Sesc Santa Catarina.
Ponto de Encontro “60+ Conectados do que nunca” reuniu 2.955 participantes pelo Estado
14/10/2019 - Atualizado em 18/10/2019 - 440 visualizações
0 Comentários